Como se organizar para estudar várias matérias?

Se organizar para estudar várias matérias não é tarefa tão fácil, a gente sabe. São tantas coisas para se pensar e levar em conta que, inclusive, uma pequena ansiedade pode aparecer. Porém, se queremos ter bons resultados em nossos estudos, precisamos considerar algumas medidas de organização muito importantes, que respeitem os prazos, nossos limites, o tempo disponível, etc.

A seguir, elencamos algumas dessas medidas que podem ajudar você. Confira!

Como se organizar para estudar várias matérias?

Para se organizar para estudar várias matérias é preciso colocar, na ponta do lápis, tudo o que precisa ser feito. Ter uma visão clara de todas as demandas é crucial para não deixar nada “passar batido”. Entenda:

1. Fique atento aos prazos

Os prazos devem ser um dos principais norteadores na hora de organizar para estudar várias matérias. Se você tem prazos mais flexíveis, torna-se mais fácil criar um cronograma agradável e sem tanta matéria por dia. Porém, se os prazos são apertados, não tem jeito! Será preciso abrir mão de algumas coisas para poder estudar mais de uma matéria a cada dia.

2. Construa um passo a passo de acordo com o seu tempo disponível

Analise qual é o seu tempo disponível para os estudos, hoje. Porém, não negligencie a sua noite de sono para poder estudar! Embora isso possa parecer uma boa ideia, fazer isso frequentemente pode prejudicar a sua concentração e memorização, o que impede que a aprendizagem seja plenamente saudável.

Sendo assim, considere criar um passo a passo de tarefas para cada matéria de acordo com os seus limites e tempo disponível, sem se sobrecarregar.

3. Evite a procrastinação e se policie quanto a isso

Se você montou um passo a passo para conseguir se organizar para estudar várias matérias, fique atento à procrastinação e a esses comportamentos de autossabotagem. Caso contrário você poderá ter perdido tempo organizando tudo, uma vez que não irá cumprir o que deve realmente ser feito. Policie-se!

E lembre-se: faça agora o que pode ser feito. Deixar para depois apenas fará com que você acumule as matérias e torne a aprendizagem ainda mais cansativa e difícil.

4. Cuide do seu descanso e das pausas

Respeite os seus momentos de descanso. Tenha um momento, à noite, para relaxar e desacelerar antes de dormir. Além disso, durante os estudos, considere fazer pequenas pausas para descansar a mente e não se sobrecarregar. Caso contrário, se você tentar estudar por horas a fio, sem nunca descansar, pode ser que você esteja perdendo tempo.

Afinal, o nosso cérebro tem limites. Sendo assim, se você insiste em ultrapassar os limites, as chances de o seu desempenho ser inferior são maiores. Cuidado.

5. Encontre um método de estudos que facilite para você

Por fim, considere encontrar um método de estudos que facilite a absorção dos conhecimentos. Assim, torna-se mais fácil se organizar para estudar várias matérias, afinal, você poderá construir uma rotina baseada em métodos que funcionam. Encontre o que funciona para você! Pode ser apostando em mapa mental, aula para si mesmo, podcast, resumos, etc.

Quanto mais alinhado o método estiver com o seu perfil, mais fácil poderá ser a organização da sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.