É melhor estudar uma matéria por dia ou várias?

Será que é melhor estudar uma matéria por dia ou várias? O que tende a funcionar melhor? Vamos analisar e avaliar juntos?

Na prática, cada pessoa é única, e isso é inegável. Isso significa que algumas pessoas podem sentir que se dão melhor quando estudam uma matéria por dia, enquanto outras preferem estudar mais matérias para não “saturar” a mente.

Sendo assim, neste texto trouxemos alguns questionamentos e sugestões com o intuito de lhe ajudar a criar uma rotina de estudos que funcione para você. Vamos adiante!

É melhor estudar uma matéria por dia ou várias?

Na realidade, não existe uma única resposta para essa pergunta. Alguns estudos podem apontar resultados X, enquanto outros podem mostrar resultados Y. Afinal, basta pensarmos, por exemplo, na modalidade EAD de uma faculdade: normalmente, estuda-se uma matéria por mês. Em contrapartida, o estudo presencial oferece mais de uma matéria por dia.

Sendo assim, estima-se que ambos os métodos podem funcionar bem. O que deve ser avaliado, no seu caso, é o seu perfil de estudante, visando encontrar a rotina que mais combina com o seu perfil. Para isso, considere fatores como:

1. Analise o seu dia a dia

Analisar a sua rotina é um bom ponto de partida. Sabe por quê? Porque dessa forma você poderá avaliar o tempo que tem disponível para estudar determinados conteúdos. Por exemplo, se você sabe que tem apenas 1 hora para estudar por dia, como seria possível investir em mais de duas matérias, por exemplo? O ideal, talvez, seja apostar em uma matéria por dia, nesse caso. Concorda?

2. Como tem sido os seus resultados?

Além de verificar o tempo disponível, que tal avaliar os resultados que você vem tendo? Se você já estuda há algum tempo, certamente tem estudado uma quantidade específica de matérias por dia, certo? Avalie como tem sido os seus resultados com essa dinâmica e considere fazer testes, investindo em mais e menos matérias por dia, até encontrar um ponto de equilíbrio para você.

3. Quais são os prazos de cada matéria?

Você também deve levar em consideração os prazos de cada matéria, a fim de criar um cronograma que não lhe sobrecarregue e nem o faça perder metas e objetivos importantes. Afinal, se infelizmente você tiver que estudar duas ou mais matérias por dia para cumprir os prazos, será necessário estabelecer métodos de estudos que realmente lhe ajudem a construir esse tipo de cronograma.

4. Fique atento à monotonia

Cuidado para não transformar a sua rotina de estudos em um momento completamente monótono. Esse risco pode ser elevado quando se estuda uma única matéria por dia, especialmente se ela for considerada “chata” por você. Sendo assim, procure sempre tornar o momento de estudos mais dinâmico, independente se você está investindo em estudar uma matéria por dia ou várias.

Desse modo, as chances de impulsionar a sua aprendizagem serão maiores. Afinal, quem é que aprende estando completamente entediado e desfocado daquilo que vem sendo lido, por exemplo? Pense sobre isso e crie uma rotina adequada para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.