Como organizar os estudos de forma efetiva?

Para organizar os estudos de forma efetiva é preciso ter uma visão panorâmica de tudo o que precisa ser feito. Afinal, não dá para agir na aleatoriedade ou “apagando incêndio” crendo que isso irá ajudar na hora de aprender, concorda?

Pensando nesse cenário, fizemos este guia com o intuito de servir como um ponto de partida para a sua organização diária e semanal. Confira e inspire-se me nossas sugestões. 🙂

Como organizar os estudos de forma efetiva?

Saber organizar os estudos de forma efetiva não é tão simples assim, especialmente se você faz mais de um curso (por exemplo, uma graduação e pós-graduação, ou um curso de especialização e outro de inglês) ao mesmo tempo. Por isso, você precisa sentar e analisar tudo o que deve ser feito e desenvolvido, para que consiga estabelecer um cronograma qualificado. Acompanhe as nossas dicas:

1. Analise o panorama geral: Quais são todas as matérias/cursos a serem feitos?

Se você tem mais de um curso, deve ter muito cuidado nesta etapa. Saber colocar na ponta do lápis tudo o que precisa ser feito, considerando leituras, aulas a serem assistidas, atividades e provas, é muito importante.

Apenas quando você compreender quais são todas as reais demandas é que se tornará possível organizar os estudos de forma efetiva. Portanto, faça uma lista de tarefas para cada curso que você esteja fazendo.

2. Analise o seu tempo disponível

Com a sua lista de tarefas pronta, é hora de analisar o seu tempo disponível. Quanto do seu dia pode ser dedicado aos seus estudos? Quantas horas você pode se dedicar à quantidade de atividades pendentes? Analise com cuidado. Inclusive, vale analisar se há muito tempo ocioso que pode ser organizado e revertido para os seus estudos.

3. Divida o tempo para cada prioridade

Saiba dividir o tempo disponível. Se você tem 3 horas disponíveis à noite, como você irá dividir isso de acordo com as matérias pendentes? Quantas horas serão usadas para leitura? E quantas serão usadas para atividades, escrita de resumos, etc.? Procure criar uma divisão que se baseie nas prioridades, para que se torne viável concluir cada etapa de uma forma mais equilibrada.

4. Comprometam-se por cumprir o seu cronograma

Crie um comprometimento com você mesmo. Afinal, não adianta buscar mil e uma estratégias de como organizar os estudos de forma efetiva se você simplesmente não cumprir o que planejar.

Por isso, você deve seguir a risca o seu calendário, e pode, inclusive, criar recompensas para si mesmo. O que você pode ganhar, no fim de semana, se estudar todos os dias? Acredite, isso pode ser bem interessante. 🙂

5. Foque em cada etapa

Ao invés de focar em tudo o que está pendente, pesando a sua mente com a quantidade de atividades, foque no que você deve fazer agora. Trazer a sua atenção para o presente pode ajudar a diminuir a ansiedade pela carga de estudos, o que garante que você consiga se concentrar melhor nas tarefas e, consequentemente, as termine com mais rapidez. Logo, estará partindo para outras etapas e poderá, dia após dia, evoluir os seus estudos.

Boa aprendizagem para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.