Open Banking: consentimento e cancelamento das informações do cliente

Entenda como funciona o consentimento e o cancelamento do compartilhamento de dados no Open Banking. Saiba mais detalhes!

Open Banking: compartilhamento de informações e as vantagens para o cliente

?Conforme informações oficiais do BC, através do Open Banking, com o compartilhamento de informações entre bancos e demais instituições participantes, vai ficar mais fácil saber quais são os produtos e serviços oferecidos e compará-los. 

Assim sendo, novos modelos de negócio surgirão, com foco em uma experiência segura, ágil e conveniente para você.  Isso vai deixar o mercado mais competitivo e ajudar na inclusão e na educação financeira da população

Além disso, você poderá também compartilhar suas informações pessoais com a instituição que você quiser, desde que ela também seja participante do Open Banking. 

Acesso a soluções financeiras 

Com isso, você poderá ter acesso a diversas soluções que serão desenvolvidas por essas instituições participantes, a exemplo de gerenciadores financeiros, que poderão ajudar no seu planejamento familiar ou de sua empresa.

 Perfil de consumo de produtos e serviços financeiros

Além disso, sabendo mais sobre seu perfil de consumo de produtos e serviços financeiros, as instituições poderão fazer ofertas que têm mais a ver com você. Hoje em dia, por exemplo, um banco do qual você não é cliente pode negar um empréstimo por não saber se você é bom ou mau pagador.

Conforme informa o BC, outra vantagem será poder iniciar um Pix ou outra transação de pagamento por meio da plataforma de um iniciador de transação de pagamento. Entre outras soluções, poderá ser possível começar esse pagamento no portal de um comércio eletrônico, sem precisar usar cartão ou abrir o aplicativo do banco.

Consentimento de forma eletrônica 

O BC reforça que o cliente terá que consentir de forma eletrônica antes que qualquer informação sua seja compartilhada com outra instituição, desde que concordando com a sua finalidade e prazo, dentro do sistema Open Banking.  

Cancelamento da autorização

O Banco Central informa que o cancelamento ocorre quando você quiser. Veja os prazos para que a solicitação seja efetivada pelas instituições:

  • No caso de iniciação de transação de pagamento: em até um dia, contado a partir do pedido de cancelamento.
  • Outros casos: imediatamente.
O cancelamento deve partir do cliente e não da instituição participante do Open Banking

Você pode cancelar a autorização pelo mesmo canal de atendimento que você usou para autorizar o compartilhamento. O cancelamento deve partir de você e não da instituição participante. Isso significa que a instituição transmissora dos dados é proibida de propor ao cliente o cancelamento de seu consentimento, a não ser em caso de suspeita de fraude, ressalta o Banco Central do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.