Planejamento financeiro pessoal: defina prazos e custos – veja dicas

É fundamental a definição de prazos e custos para viabilizar o seu planejamento financeiro pessoal. Veja dicas importantes!

Planejamento financeiro pessoal e a poupança 

O planejamento financeiro pessoal permite que alcance seus objetivos de forma direcionada. Sendo assim, separe suas metas pessoais e tenha clareza sobre valores e tempo para realizá-las.

Além disso, é possível viabilizar uma poupança por meio de um correto planejamento. No entanto, a viabilização de uma poupança requer mudanças, por isso, é importante realizar uma poupança por meio de metas pessoais, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo. Dessa forma, poderá criar um caminho para realizar suas metas, partindo do seu momento atual. 

Separe suas metas pessoais 

Sendo assim, separe as suas metas pessoais para que tenha clareza sobre valores e tempo para realizá-las. Pois, por meio dessa definição,  você torna possível alcançar as suas metas pessoais. Além disso, ao elaborar suas metas, você poderá ter clareza sobre quais ações são necessárias para que possa atingi-las. 

Reserva de emergência 

Entretanto, infelizmente, fatores externos não controláveis impactam nos resultados das ações financeiras, sendo assim, considere essa possibilidade dentro do seu planejamento. Por isso, o planejamento pode viabilizar uma reserva de emergência e amparar essas situações.

Sabemos que é muito comum que as pessoas acabem negligenciando a necessidade de planejamento financeiro, por já estarem em uma situação financeira negativa. No entanto, o planejamento deve ser feito em todas as situações. Sendo assim, sempre que você for comprar algo, questione a necessidade desse produto, e caso constate que é um produto necessário, questione se essa necessidade é urgente.

Faça trocas financeiramente viáveis 

Já no que diz respeito às possíveis ações, você pode analisar a sua rotina. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca sobre a sua conta corrente.

Atualmente as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção de tarifas. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança.

Da mesma forma, você pode realizar outras trocas, como cancelar uma TV a cabo e assinar um serviço de streaming, por exemplo. Por conseguinte, ainda que você acredite que esses valores são baixos, direcione-os para a poupança.

Defina prazos e custos

Definir metas e objetivos é o principal passo para quem deseja uma reorganização financeira. Por isso, seja detalhista, pois traçar metas claras é o que irá nortear o seu planejamento.

Por exemplo, se você tem um sonho de viajar para o exterior, é importante fazer um planejamento sobre quanto você vai gastar com as passagens, estadia, qual é o período que você deseja ficar no local, documentação necessária, além de valores para alimentação, emergências etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.