O que pode ser feito para que o sedentarismo seja combatido?

Existem diversas ações que podem ser feitas para que o sedentarismo seja combatido. Algumas são mais simples e podem ser incluídas na sua rotina facilmente. Outras irão requerer um pouco mais de dedicação, como no caso dos esportes ou da dança.

De qualquer forma, combater o sedentarismo é de suma importância para:

  • Ter mais saúde e qualidade de vida;
  • Elevar a autoestima;
  • Melhorar o desempenho nos estudos e no trabalho;
  • Ter noites de sono mais interessantes;
  • Entre outras vantagens.

Quer saber o que pode ser feito para que o sedentarismo seja combatido? Então acompanhe este texto até o fim!

O que pode ser feito para que o sedentarismo seja combatido?

Tudo o que puder ser feito para que o sedentarismo seja combatido é importante para a qualidade de vida do sujeito. 

Vale ressaltar que esse “combate” não precisa acontecer de uma forma intensa, de uma hora para outra. Mas sim, pode acontecer de maneira gradativa, no qual o indivíduo vai explorando novas formas de combater o sedentarismo.

Veja, portanto, algumas considerações nesse sentido:

1- Caminhar mais – inclusive dentro dos edifícios

Pare e analise quando foi a última vez em que você caminhou. Faz muito tempo? Foi recente? Reflita sobre isso.

As caminhadas, por mais breves que possam ser, são um bom ponto de partida quando pensamos no que pode ser feito para que o sedentarismo seja combatido. 

A nível de exemplo, você poderá caminhar dentro do seu edifício, onde você trabalha, ao invés de sempre usar o elevador. Poderá caminhar mais entre um setor e outro, ao invés de sempre usar o telefone para se comunicar, e assim por diante.

Quanto mais conseguirmos caminhar ao longo do dia, melhor.

2- Fazer alongamentos e atividades ao longo do dia

Independente da forma como você trabalha (muito tempo sentado ou muito tempo em pé), os alongamentos e pequenas atividades físicas podem ser muito interessantes ao longo do dia.

Apenas alguns minutinhos de intervalo entre as tarefas já será mais do que o suficiente para construir uma rotina que seja mais saudável e equilibrada.

3- Trocar o carro pela bike

Você costuma trabalhar de carro? Que tal investir no uso da bike, naqueles dias em que não está chovendo? Isso pode lhe ajudar a combater o sedentarismo, além de deixar você mais ativo e desperto para o seu dia de trabalho.

Vale ressaltar, ainda, que essa troca pode acontecer em outros âmbitos da sua vida: na hora de ir ao mercado; resolver algo no centro da cidade; enfim.

4- Encontrar uma prática esportiva ou dança que lhe agrade

Experimentar alguns tipos de esportes ou danças pode ser algo muito interessante. Assim, se você quer realmente saber o que pode ser feito para que o sedentarismo seja combatido, pense nessa possibilidade.

Você pode, inclusive, praticar o esporte ou a dança em casa. Assim, caso você seja um pouco mais tímido, se sentirá à vontade para desempenhar uma performance só sua. 😉

O importante é investir em algo que permita que você mexa o corpo. Ademais, o sedentarismo já começará a ficar longe de você.

Bom desenvolvimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.