O que é sedentarismo no trabalho?

Entenda o que é sedentarismo no trabalho e saiba como combater esse mal que tem prejudicado a produtividade e o desempenho de tantos profissionais. Acompanhe este conteúdo e fique por dentro!

O que é sedentarismo no trabalho?

O sedentarismo no trabalho consiste em uma parcial ou total ausência de atividade física de um indivíduo. Ou seja, é aquele colaborador que não pratica nenhum tipo de exercício físico ao longo do seu dia – inclusive fora da empresa.

O seu trabalho costuma ser sentado diante de um computador ou maquinário fixo, que não promove a necessidade de caminhar, subir ou descer dentro da empresa.

Os impactos desse tipo de cenário são inúmeros, uma vez que o sedentarismo na empresa pode provocar:

  • Baixa produtividade.
  • Dificuldade de concentração.
  • Preguiça e desatenção.
  • Cansaço.
  • Insatisfação com o trabalho.
  • Desmotivação.
  • Baixa autoestima.
  • Entre outros efeitos igualmente importantes.

Por isso que entender o que é sedentarismo no trabalho é imprescindível para elaborar processos que diminuam esse tipo de caso dentro da corporação. Abaixo, portanto, apresentamos algumas dicas nesse sentido. Continue lendo.

Como combater o sedentarismo no trabalho?

Para combater o sedentarismo no trabalho é necessário lançar um olhar atento aos pequenos detalhes do cotidiano. Sempre há um espaço, por menor que seja, para incluir atividades físicas efetivas no trabalho. Veja:

1- Incentivo à troca do elevador pelas escadas

Colocar placas e informativos que incentivem o uso das escadas pode ser um bom começo.

Muitas vezes, as pessoas podem usar o elevador por estarem trabalhando no “piloto automático“, mas, com materiais que apresentem a importância dos exercícios e a dica de investir nas escadas – ao invés do elevador – podem ser bem interessantes.

2- Times esportivos da empresa

Que tal formar alguns grupos de times dentro da empresa? Por exemplo, a sua corporação pode ter o seu próprio time de futebol, vôlei, etc. Experimente esse incentivo e veja como a equipe ficará ainda mais engajada com a empresa!

3- Divulgação de eventos desportivos (como maratona)

Se na sua cidade estiver prestes a acontecer algum evento desportivo, como uma mini maratona, por exemplo, que tal incentivar os colaboradores a participarem da ocasião? Pode ser possível, ainda, criar algum tipo de bonificação por participação. 😉

4- Grupos de corrida e caminhada

Assim como os times esportivos podem ser um grande incentivo contra o sedentarismo no trabalho, os grupos de corrida e caminhada também são bem atrativos.

5- Oferecer exercícios laborais

Os exercícios laborais podem ser uma excelente medida no cotidiano dos colaboradores. Assim, além de investir na prática de atividades físicas, você ainda estará oferecendo mais conforto, saúde e interação entre os colaboradores. Experimente.

6- Incentivar – e oferecer – o uso de bikes

Se for possível, ofereça bikes da própria empresa para que os colaboradores possam ir e vir do trabalho. Mas, caso você não tenha recursos para comprar as bicicletas, incentive o uso desse meio de transporte como uma forma de trazer mais bem-estar e qualidade de vida para os seus colaboradores.

Lembre-se de que nessas situações quaisquer gestos e incentivos são bem-vindos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.