O que pode causar a preguiça no trabalho?

Saber o que pode causar a preguiça no trabalho pode ser uma forma de lidar com o problema de uma maneira mais adequada. É o famoso “cortar o mal pela raiz”, pois quando reconhecemos um gatilho emocional de um problema, tendemos a lidar com ele com mais coesão.

Pensando nisso, trouxemos alguns fatores que podem impactar no bem-estar do trabalhador e, consequentemente, causar a preguiça no trabalho. Acompanhe para entender e, quem sabe, a partir disso mudar a sua situação.

O que pode causar a preguiça no trabalho?

São diversas questões que podem causar a preguiça no trabalho. Inclusive, alguns gatilhos podem ser inofensivos para algumas pessoas, enquanto que para outras é algo inadmissível e que rouba toda a energia mental e física.

Por isso, lembre-se de sempre praticar o autoconhecimento e buscar reconhecer o que pode estar fazendo você se sentir sem vontade de trabalhar. Assim você conseguirá alinhar as soluções à sua rotina e estilo de trabalho.

Para lhe ajudar nessa descoberta, unimos alguns fatores que podem causar a preguiça no trabalho. Veja se você se reconhece em algum deles e, se sim, busque alternativas condizentes para lidar com cada situação. Vamos lá?

1- Falta de motivação e desesperança

Às vezes a preguiça no trabalho aparece por um motivo óbvio: falta de motivação. A carga de trabalho é exagerada, você se sente pouco recompensado e acredita estar no trabalho “errado”, podemos assim dizer.

Em paralelo a isso vem a desesperança. Aquela que rege os seus pensamentos no ambiente de trabalho e que faz você acreditar que está estagnado na carreira. Será que esse é o seu caso?

2- Falta de reconhecimento

Em outras situações, você sente que trabalha demasiadamente, mas nunca é recompensado. E essa recompensa não vem nem em forma de agradecimento, reconhecimento frente à equipe e tampouco no salário. É como se… Você trabalhasse em vão.

Isso pode minar a energia de qualquer coisa, e pode causar a preguiça no trabalho.

3- Excesso de trabalho

A carga excessiva de trabalho já rouba a energia mental por si só, concorda? Ainda mais quando essa carga for completamente fora da sua realidade, desgastando toda a sua energia, diariamente.

Assim, com o passar do tempo, você percebe que essa carga não traz benefícios, o que torna a preguiça a sua companheira de trabalho.

4- Problemas de saúde mental

A própria depressão pode causar a preguiça no trabalho. Aqui, claro, é necessário uma avaliação profissional. Não podemos dizer que todo preguiçoso é depressivo, e que todo depressivo é preguiçoso, mas a falta de interesse no trabalho pode ter relação com a saúde mental sim.

5- Ambiente tóxico

Por fim, um ambiente tóxico também pode causar a preguiça no trabalho. Se você trabalha em um espaço repleto de fofocas, críticas destrutivas e abusos morais, como é que você poderia ter vontade de trabalhar?!

Ninguém merece viver em um ambiente tóxico. Essa toxicidade pode roubar a energia e o bem-estar de qualquer pessoa. Se for o seu caso, converse com seus superiores e, se nada resolver, procure o RH da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.