O que fazer para vencer a preguiça?

O que fazer para vencer a preguiça? Como lidar com essa vontade de “não fazer nada”, mesmo quando há algo prazeroso envolvido na história?

Bem, é importante, acima de tudo, reconhecer as possíveis causas da sensação de preguiça que você está sentindo.

Às vezes, é uma questão de saúde física. Em outros momentos, é uma questão de saúde mental. Mas há, ainda, as questões de perspectiva: você não está olhando a atividade por um ângulo promissor.

Neste conteúdo nós iremos lhe apresentar algumas possibilidades que possam lidar com esses três pontos causais que citamos. Esperamos lhe ajudar de alguma forma. Continue lendo.

O que fazer para vencer a preguiça?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que cada pessoa é única e possui a sua própria história. Ou seja, quando se trata de questões emocionais e motivacionais, não existe receita pronta que possa ser replicada em todas as pessoas.

Isso quer dizer que embora nós dispusemos algumas dicas para você, caberá a si mesmo praticar o autoconhecimento e buscar respostas mais profundas dentro de si. Pense sobre os motivos pelos quais a preguiça tem feito parte da sua rotina e aprenda a lidar com a situação partindo de sua raiz.

Assim, certamente você conseguirá ter resultados mais promissores. Respeite a sua singularidade. 😉

De qualquer modo, você poderá visualizar as nossas dicas abaixo e colocá-las em prática, sempre alinhando-as à sua realidade, está bem? Então vamos lá!

1- Um passo de cada vez, no aqui e agora

Quando a preguiça aparecer com tudo, tente pensar em passos menores para cada atividade.

Vamos supor que você está com preguiça de faxinar a sua casa. Ao invés de imaginar e pensar que tem tudo para ser feito, entre em um cômodo e foque no “aqui e agora”. Pense: Aqui e agora, o que posso fazer? Posso tirar o pó dos móveis.

Com esse pensamento, tire apenas o pó e foque só nisso. Terminado esse passo, pense em varrer, arrumar a cama, enfim… Divida sempre as tarefas grandes em menores e foque no aqui e agora.

2- Tempo de pausa entre um passo e outro

Se os passos forem relativamente cansativos e demorados, dê uma pausa entre um e outro, para não se sobrecarregar. Vá para outro cômodo, beba água, vá ao banheiro ou olhe pela janela.

Apenas distraia a mente por alguns minutos antes de começar o próximo passo. Apenas cuidado para não transformar as pausas em procrastinação, hein? 😉

3- Foco em um objetivo maior – qual é o seu propósito?

Pense em um propósito para o que está sendo feito. Pensando no nosso exemplo da faxina, imagine a casa organizada, limpa e cheirosa, e você aproveitando esse momento para descansar. Isso pode impulsionar e lhe ajudar a vencer a preguiça.

4- Hábitos saudáveis, todos os dias

Além das dicas do que fazer para vencer a preguiça que já citamos, temos ainda algo que vai de encontro com o seu dia a dia de maneira geral: os seus hábitos.

Ser uma pessoa que pratica exercícios, dorme bem e se alimenta adequadamente é de suma importância para vencer a preguiça cotidiana.

Cuide da sua rotina, da sua saúde e de seus hábitos. Isso poderá mudar a sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.