O mercado de investimentos e os fatores que devem ser analisados pela pessoa física 

O mercado de investimentos envolve diversos fatores que devem ser analisados pela pessoa física. Confira pontos importantes!

O mercado de investimentos pode ser muito dinâmico e rentável para a pessoa física. No entanto, é importante que se atente a alguns pontos para que invista de maneira segura e atualizada.

São muitos os golpes aplicados dentro dos produtos pertencentes ao mercado financeiro, como ocorre infelizmente com ferramentas inovadoras, como o Pix e o Open Banking.

O mercado de investimentos e os fatores que devem ser analisados pela pessoa física 

No entanto, novos investidores precisam se atentar a muitos fatores de maneira abrangente, já que são muitos golpes e fraudes envolvendo o mercado de investimentos.

Por isso, é importante que a pessoa física verifique as informações através de sites oficiais e jamais invista todos os valores poupados de uma vez em uma única opção. É importante que você faça uso de ferramentas oficiais.

Informações para novos investidores em sites oficiais

O Banco Central do Brasil disponibiliza informações importantes para novos investidores, bem como também é possível que você faça diversas simulações de investimentos.

Sendo assim, sites como o BCB e o site da Bolsa de Valores, B3, permitem simulações e oferecem informações oficiais. 

Desta forma, você poderá entender o funcionamento dinâmico desta ferramenta de simulação para que você verifique as opções disponíveis no mercado de investimentos.

A volatilidade e os riscos calculados 

A volatilidade do mercado é inerente ao fluxo financeiro de forma geral e impacta diretamente o investidor. Por isso, você precisa compreender esse fluxo para que possa direcionar seus investimentos.

Lembre-se de que nenhuma opção é garantida quanto à rentabilidade, no entanto, quanto maior o percentual de ganhos, maiores são os riscos de perdas. Sendo assim, você precisa considerar os fatores externos relacionados às finanças para que você verifique a opção que mais pode ser viável ao seu perfil.

Conheça o seu perfil e inicie por renda fixa

O perfil do investidor se refere ao quanto você pode correr riscos de forma segura, de acordo com o seu conhecimento e a sua personalidade. Sendo assim, você pode ser um investidor de moderado a agressivo.

É possível que você modifique o seu perfil com o passar do tempo, no entanto, sugerimos que inicie no mercado de investimentos com as opções de renda fixa. Já que é possível que você saiba o valor que será resgatado ao final do seu contrato, o que pode ser uma forma segura de iniciar dentro desse mercado.

Sendo assim, desconfie de ganhos muito diferentes e sempre pesquise por diversas fontes. Além disso, verifique a possibilidade de investir através de plataformas facilitadoras como as fintechs, visto que permitem que você invista de forma simples e dinâmica, sem que sejam cobradas tarifas intermediadoras. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.