O aumento dos preços internacionais das commodities 

O aumento dos preços internacionais das commodities deve ter efeito positivo na lucratividade das empresas exportadoras. Veja mais!

Conforme análise oficial do Banco Central do Brasil (BCB), o aumento dos preços internacionais das commodities deve ter efeito positivo na lucratividade das empresas exportadoras. Confira outras análises! 

O aumento dos preços internacionais das commodities 

Na renda primária, o aumento dos preços internacionais das commodities deve ter efeito positivo na lucratividade das empresas exportadoras e, somado ao nível de câmbio mais valorizado, resultar em maiores despesas com lucros e dividendos. 

A projeção para o déficit da conta de juros foi mantida 

Apesar de taxas de juros internacionais mais elevadas e de apreciação do real desde o Relatório anterior, a projeção para o déficit da conta de juros foi mantida em virtude dos resultados nos meses iniciais de 2022, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB).

 A projeção de investimento direto no país (IDP)

Nos passivos, manteve-se a projeção de investimento direto no país (IDP) em US$55 bilhões, o que representa relativa estabilidade na métrica como proporção do PIB (2,9% em 2021 e 3,0% em 2022).

Fluxos de entrada significativos

Apesar das fortes remessas de lucros para o exterior ao final de 2021, que impactaram negativamente os reinvestimentos do IDP, 2022 se inicia com fluxos de entrada significativos, informa o Banco Central do Brasil (BCB). 

As influências dos fluxos de participação no capital

A evolução da pauta de privatizações e concessões, a necessidade de investimento no setor energético e de telecomunicações e o avanço das empresas de tecnologia durante a pandemia podem contribuir para os fluxos de participação no capital, que devem representar maior proporção no total do IDP. 

Para os investimentos em carteira foi mantida a projeção de entradas líquidas

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que para os investimentos em carteira foi mantida a projeção de entradas líquidas, com o bom resultado dos primeiros meses do ano contrabalançado pela expectativa de normalização monetária mais rápida nas economias avançadas e pelo menor apetite ao risco com o aumento das tensões geopolíticas.

A atualização das projeções reforça cenário favorável das contas externas

De forma geral, a atualização das projeções reforça cenário favorável das contas externas. Projeta-se o primeiro superávit da conta corrente desde 2007, resultado do saldo comercial significativamente positivo – o maior valor em dólares da série histórica – e do patamar contido dos déficits em serviços e rendas. 

Os investimentos diretos no país, por sua vez, devem continuar em volumes relevantes, destaca o Banco Central do Brasil (BCB) em divulgação oficial. Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) para conferir essas (e outras) relevantes informações de forma integral. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.