Economia: câmbio para turismo, remessas pessoais, importação e exportação  

Uma operação de câmbio é a troca de moeda de um país pela moeda de outro país. Confira informações importantes para a economia!

Uma operação de câmbio é a troca de moeda de um país pela moeda de outro país. Sendo assim, quando um brasileiro vai viajar ao exterior e adquire dinheiro para usar no seu destino – por exemplo, o dólar, no caso dos Estados Unidos, e o iene, no caso do Japão, essa aquisição é uma operação de câmbio, exemplifica o Banco Central do Brasil (BCB).

Economia: câmbio para turismo, remessas pessoais, importação e exportação  

Da mesma forma, importadores brasileiros realizam operações de câmbio para trocar reais pela moeda do seu parceiro comercial a fim de pagar pelos itens que adquiriram.

Taxa de câmbio

De forma sucinta, a taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira, conforme definição do Banco Central do Brasil (BCB). 

Turistas, comerciantes, empresas e instituições financeiras compram e vendem moedas estrangeiras 

Conforme informações oficiais do  Banco Central do Brasil (BCB), essas trocas de moedas acontecem no mercado de câmbio. Nele, turistas, comerciantes, empresas e instituições financeiras compram e vendem moedas estrangeiras (divisas) sob a regulação e supervisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do  Banco Central do Brasil (BCB).

Quais são as operações de câmbio mais comuns?

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), as operações de câmbio mais comuns são: câmbio para turismo, remessas pessoais e importação e exportação.

Câmbio para turismo

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), qualquer pessoa que vai viajar para o exterior pode comprar moeda do país estrangeiro. Além de dinheiro em espécie, o viajante pode comprar moeda estrangeira também em outras formas, como cartões pré-pagos. Sendo assim, o interessado só precisa se certificar que está comprando de uma instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Remessas pessoais

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que as pessoas podem também receber e enviar dinheiro para o exterior por meio de operações no mercado de câmbio, com participação de instituições autorizadas.

Importação e exportação

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), a empresa que faz transações comerciais com outros países conta com diversas maneiras para receber pelos seus produtos e serviços vendidos e para pagar seus compromissos. 

Inovações no mercado

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que a atualização da regulamentação do mercado de câmbio é uma inovação importante para a economia de forma abrangente.

A regulamentação do mercado foi aprimorada

Conforme informações oficiais, a regulamentação do mercado de câmbio foi aprimorada, considerando as inovações tecnológicas e os novos modelos de negócio relacionados a pagamentos e transferências internacionais, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.