Variações no preço do petróleo impactam o IPCA

Variações no preço do petróleo têm grande influência sobre a inflação no Brasil. Confira apontamentos do Banco Central!

Variações no preço do petróleo têm grande influência sobre a inflação no Brasil, principalmente através de seu impacto sobre o preço da gasolina, combustível com maior peso na cesta de consumo das famílias, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em divulgação oficial realizada recentemente (março de 2022).

Variações no preço do petróleo impactam o IPCA

Em 2021, em particular, os combustíveis contribuíram com um terço da alta de 10,06% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

As expressivas flutuações recentes do preço do petróleo

Além disso, as expressivas flutuações recentes do preço do petróleo tiveram papel relevante na evolução da projeção de inflação do Banco Central para 2022 desde o Relatório de Inflação anterior. 

O impacto do preço do petróleo em reais sobre a inflação

O Banco Central do Brasil (BCB) estuda o impacto do preço do petróleo em reais sobre a inflação, concluindo que esse é significativo e deve aumentar em 2022, representando substancial fonte de incerteza para a projeção de inflação deste ano, destaca a instituição.

Grau de repasse do preço do petróleo em reais para preços ao consumidor

Segundo informa o Banco Central do Brasil (BCB), para melhor compreender o impacto das variações no preço do petróleo sobre a inflação e sua projeção de curto prazo, o passo inicial é avaliar seus impactos diretos. 

O preço do petróleo tipo Brent 

Esta medida é dada pelo percentual de repasse do preço do petróleo em reais para os preços na bomba. Em 2021, o preço do petróleo tipo Brent quando cotado em reais e o preço da gasolina ao consumidor final subiram 65% e 47%, respectivamente, segundo o Banco Central do Brasil (BCB). 

A expressiva elevação do preço do petróleo 

Tais variações dão um primeiro indicativo da variável em questão. Apesar de haver outros fatores que afetam o preço da gasolina (como o preço do etanol), que podem confundir a análise e dificultar a identificação do grau de repasse, a elevação do petróleo foi tão expressiva no período em questão que tende a dominar os demais efeitos. 

Análise do grau de repasse

Dessa forma, a simples divisão da alta da gasolina ao consumidor pela alta do preço do petróleo em reais serve como uma aproximação razoável do grau de repasse, analisa o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial.

O site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) disponibiliza diversas análises relevantes para a economia, sendo uma importante fonte de informação para o cidadão, assim como o site da B3 e de diversas fintechs.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.