Novo RG Digital já pode ser baixado nas versões Android e iOS; veja como fazer

O RG Digital já está disponível para download nas versões Android e iOS. A nova ferramenta tem o objetivo de trazer mais praticidade ao cotidiano do cidadão brasileiro, sobretudo porque ter o documento em mãos é de extrema importância.

Antes de mais nada, é importante destacar que, nesta nova opção concedida pelo Governo, o usuário não precisa estar com o documento físico em mãos, o que garante ainda mais segurança para o cidadão.

Nesse sentido, já é possível realizar o download do RG digital diretamente no seu celular para não ser mais necessário portar o documento físico em mãos.

Caixa Tem: Valor do microcrédito pode ser ampliado para R$ 4,5 mil

RG já está disponível para download; veja como acessar

Antes de mais nada, é importante destacar que o RG Digital já está disponível nos estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Se você não mora em um desses locais, será necessário aguardar a implementação.

Sendo assim, a ferramenta é um aplicativo oferecido por meio dos Estados para a população. Cada pessoa poderá acessar a versão digital deste documento.

Todavia, é importante destacar que apesar de ser oferecido em vários estados do país, nem todos ainda possuem a versão digital do documento.

Acontece que legislação atual determina que cada estado seja responsável pela emissão do RG. Dessa forma, cada estado possui suas próprias definições, assim como podem liberar ou não a versão digital do documento neste momento.

A princípio, conheça os estados que oferecem o RG digital e faça o download em seu celular:

EstadoDownload para AndroidDownload para iOS (iPhone)
AlagoasAcesse aqui para baixar no Google PlayAcesse aqui para baixar na Apple Store
Distrito FederalAcesse aqui para baixar no Google PlayAcesse aqui para baixar na Apple Store
GoiásAcesse aqui para baixar no Google PlayAcesse aqui para baixar na Apple Store
ParáAcesse aqui para baixar no Google PlayAcesse aqui para baixar na Apple Store
ParaíbaAcesse aqui para baixar no Google PlayAcesse aqui para baixar na Apple Store
Rio de JaneiroAcesse aqui para baixar no Google PlayAcesse aqui para baixar na Apple Store
São PauloAcesse aqui para baixar no Google PlayAcesse aqui para baixar na Apple Store

Por fim, após instalação do RG Digital, basta que o cidadão clique na opção de adicionar o RG. Após isso, basta apontar a câmera do seu celular no QR Code que está no seu documento e validar a versão digital.

CNH Digital: Veja como acessar o documento pelo Detran

RG Digital é diferente deste novo RG

Em primeiro lugar, é considerável destacar que a versão digital do RG é diferente do novo RG que foi recentemente lançado pelo Governo. Acontece que a nova versão começará a sua emissão a partir de 2023 e a exigência acontecerá somente em 2032.

Seja como for, essa versão que já pode ser acessada é a versão tradicional do documento e não a nova. Vale lembrar que a maior diferença entre o documento atual e o novo RG é que o novo RG terá como numeração o próprio CPF do cidadão.

A emissão do novo RG digital começou desde o dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.

Número do PIS, NIT e NIS pode ser pesquisado pela internet; veja como fazer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.