Técnicas de memorização para os concurseiros

Veja nossas dicas para tornar seu dia a dia mais produtivo

Primeiramente, quem deseja se sair bem nos editais de concursos públicos deve ter foco e disciplina. São inúmeras matérias e conteúdos a serem assimilados. Felizmente, existem algumas técnicas de memorização que podem facilitar a vida do concurseiro.

Uma boa memória é essencial para ir bem nas provas. Ademais, um preparo eficiente pode garantir ao estudante um aumento de sua produtividade e um melhor entendimento do que é estudado, no caminho em busca de seus objetivos.  

Commcenter divulga vagas de emprego; veja funções

Algumas técnicas e estratégias podem garantir o sucesso do concurseiro. Todavia, para assimilar o conteúdo necessário e ir bem nas provas, é preciso uma mudança de hábitos, além de muito esforço. A boa notícia é que com a técnicas de memorização, a compreensão das matérias fica mais fácil. Veremos a seguir algumas dicas:

Foco nos estudos

O foco é muito importante para se ter um bom aproveitamento das matérias a serem estudadas. Aliás, ao melhorar a sua capacidade de concentração, fica mais fácil compreender todo o conteúdo, além de otimizar o tempo de estudo.

Com o treinamento adequado, é possível exercitar o cérebro, para que ele se foque no momento presente. Desse modo, há menos distrações, o aluno foca nas suas tarefas diárias, melhorando a sua eficiência e produtividade. Uma boa dica é desligar a televisão e o celular, no momento em que for estudar.

Priorizar as atividades mais importantes também é uma ótima estratégia. Dessa maneira, mantendo o foco, o concurseiro compreender melhor o conteúdo, valorizando os assuntos mais relevantes. Um descanso entre as matérias estudadas também é importante.

All Net divulga vagas de emprego pelo país

Organize seus estudos

Um bom ritmo de estudos também é um fator que auxilia na memorização do conteúdo. Em suma, é preciso ter assiduidade em suas tarefas, além de se comprometer com o tempo necessário para assimilar as matérias.

No caso de haver um conteúdo mais difícil, é preciso se comprometer a se desenvolver e aprender o assunto, estudando-o todos os dias. Em síntese, um treinamento constante e disciplina, são fundamentais para o sucesso do concurseiro.

Criar um cronograma de estudos é uma ótima maneira de organizar melhor a sua rotina. Deve-se reservar um horário específico para o estudo das matérias. Em conclusão, a criação de um novo hábito, pode garantir um ótimo resultado. 

Tenha um ambiente de estudos ordenado   

Um bom lugar para estudar deve ser organizado, limpo, calmo e tranquilo. Desse modo, há um aumento considerável da produtividade e eficiência na realização das tarefas. Uma boa ordenação do ambiente ajuda na memorização do conteúdo.  

Como o estudo envolve a concentração e a atenção do concurseiro, um ambiente organizado permite a obtenção de bons desempenhos e uma boa eficiência. Analogamente, o ambiente fica harmônico, não há perda de materiais destinados ao estudo, e hpa uma melhora na gestão do tempo.

Em um lugar desorganizado, o cérebro recebe vários estímulos, sendo necessário um maior trabalho para selecionar o que é mais importante. Além disso, um estudo feito em um lugar bagunçado, exige um gasto de energia exponencial e dificulta a concentração. É muito mais fácil memorizar o conteúdo em um ambiente agradável.

Grupo Orbenk divulga vagas de emprego pelo Brasil

Revisão das matérias    

Ler novamente as matérias estudadas é uma ótima maneira de memorizar o assunto. Isso se deve ao fato de que na primeira leitura, o estudante conhece o conteúdo, na segunda leitura, ele compreende melhor. 

Desse modo, existem várias estratégias funcionais que permitem uma maior assimilação das matérias estudadas. Pode-se fazer mapas mentais, resumos, anotações, brainstorms, gráficos, entre outros. Passar uma caneta no conteúdo mais importante de um texto também ajuda na memorização.

Assistir a videoaulas na internet pode ser muito proveitoso. Ler em voz alta o conteúdo também é uma ótima estratégia. Em conclusão, para melhorar a memorização, deve-se revisar os assuntos mais importantes diariamente.

Alimente-se bem e faça exercícios físicos

Uma alimentação saudável ajuda a melhorar a memória. Isso se deve ao fato de que uma dieta balanceada contribui para o desenvolvimento cerebral. Alimentos contendo Ômega 3, flavonoides, e fiestina, têm um papel fundamental neste aspecto.

Praticar exercícios físicos regularmente também auxiliam no processo de memorização, visto que melhoram a oxigenação do cérebro, além de aumentar a disposição para os estudos. O descanso também é importante, visto que uma boa noite de sono prepara o corpo para as tarefas do dia seguinte. 

A mudança de hábitos é fundamental para o concurseiro que deseja ir bem nas provas dos editais. Com disciplina, força de vontade e técnicas de memorização certeiras, o caminho para a conquista dos objetivos se torna mais fácil.   

   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.