Novo investidor: confira pontos de avaliação para os entrantes no mercado de investimentos

Confira pontos de avaliação para os entrantes no mercado de investimentos. Veja dicas para o novo investidor!

O mercado de investimentos é amplo, dinâmico e, por isso, deve ser conceituado como uma oportunidade para o investidor pessoa física. Entretanto, para que você possa elevar a sua rentabilidade é necessário se atentar a alguns pontos.

Novo investidor: confira pontos de avaliação para os entrantes no mercado de investimentos

O volume de entrantes no mercado de investimentos tem chamado a atenção do mercado financeiro. Haja vista que são muitas as pessoas físicas que estão arriscando outras opções de investimentos.

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), o volume de entrantes no mercado de investimentos, em algumas regiões do país, ultrapassa o esperado, já que em alguns locais o crescimento chegou a 400%. Por isso, os novos investidores precisam buscar informações para que não se prejudiquem dentro de um mercado volátil e que nem sempre equilibra ganhos e perdas.

Busque sempre informações por sites confiáveis

O mercado de investimentos é alvo de muitas fraudes e golpes, tal como ocorre com o Open Banking e com o Pix. Por isso, é muito importante que você não clique em links suspeitos e sempre busque informações em sites oficiais, como o Banco Central do Brasil (BCB), a Bolsa de Valores Brasil (B3) e de algumas fintechs, que são bastante relevantes, como a Nubank ou o Banco Inter.

 Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro deve ser feito em todas as situações. No entanto, o novo investidor deve considerar o valor monetário que ele possui para investir, qual é o prazo que ele pode aguardar e quais são as opções que melhor lhe atendem. Por isso, quanto mais informações o investidor adquirir,  melhor será para que você possa verificar o que lhe atende, de maneira que possa personalizar o seu planejamento.

Inicie pelas opções de renda fixa

As opções de renda fixa são importantes para que se obtenha maior clareza sobre a rentabilidade do investimento. Uma vez que o contrato permite que você saiba o percentual que será resgatado ao final do período.

Além disso, é muito importante que você foque  em iniciar com valores baixos para que você minimize o seu risco de perdas. O Tesouro Direto é uma opção viável para que você faça um pequeno teste; já que permite  investimentos de valores irrisórios. Sendo assim, essa é uma maneira de você entender esse conceito na prática.

 Tenha cuidado ao correr da poupança

A poupança pode não ser o investimento mais atrativo, principalmente em tempos de elevação da taxa Selic. No entanto, antes de você tirar todo o valor da sua poupança, estude o mercado e analise a viabilidade de focar em outra opção.

É importante que diversifique além da poupança, porém, faça esse processo de forma faseada e planejada para que essa mudança não ocorra bruscamente, de modo que decidir ficar ou não com a poupança, seja uma opção avaliada por você, já que o seu processo precisa lhe atender de forma abrangente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.