INSS: Usuários do BPC podem ter direito a passagens gratuitas. Entenda

Muita gente ainda não sabe, mas há casos em que os usuários do BPC podem andar de forma gratuita em alguns meios de transporte

Muita gente ainda não sabe, mas usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm direito a vagas gratuitas em transportes coletivos de caráter interestadual. O próprio Governo Federal lançou um guia nesta semana para explicar quem pode utilizar esse programa e como é possível fazer essa solicitação.

De acordo com o poder executivo, o projeto em questão vai especificamente para os idosos que fazem parte do BPC. Para que ainda não sabe, esse é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que paga mensalmente um salário mínimo para pessoas que possuem mais de 65 anos, entre outros casos.

O Governo explica que esses idosos possuem o direito de andar gratuitamente em ônibus de caráter interestadual. Em alguns casos específicos, eles podem também ter um desconto de no mínimo 50% na passagem. Só que para ter esse benefício, o idoso necessita solicitar o documento conhecido como Carteira da Pessoa Idosa.

Segundo o Governo Federal, esse é um documento oferecido pelo próprio Ministério da Cidadania. É portanto a mesma pasta que cuida de outros projetos do poder executivo como o Auxílio Brasil, o vale-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Agora, eles querem popularizar esse novo direito.

O Ministério da Cidadania explica que esse direito de andar gratuitamente é expresso já no Estatuto do Idoso. A pasta lembra também que a ideia é que cada ônibus, trem ou barco tem pelo menos dois assentos disponíveis por viagem destinados a esse público. Caso os dois locais estejam ocupados, eles precisam cobrar apenas 50% da passagem do cidadão.

Quem do BPC pode ter a carteira?

De acordo com o Ministério da Cidadania, todas as pessoas que utilizam o BPC do INS estão aptas a receber essa carteirinha. Ela vai servir portanto como uma comprovação de renda. Você vai poder usar ela sempre que precisar viajar.

“Hoje temos cerca de 94% do público cadastrado, o que representa mais de dois milhões de idosos. A digitalização da Carteira significa um importante avanço para os idosos que recebem o BPC, já que simplifica a comprovação do direito e a solicitação das passagens interestaduais gratuitas ou o desconto de 50% no valor dos bilhetes”, disse o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania, André Veras.

O Ministério disse ainda que para poder emitir essa carteira, o idoso precisa estar inscrito também no Cadúnico.

Como emitir?

A boa notícia para essas pessoas é que não é preciso sair de casa para solicitar essa carteira. Para isso, basta usar a internet. Como estamos falando de um público de idosos, então é possível que muitos tenham dificuldades com esse mundo da internet.

Então, a dica é pedir ajuda de alguém de confiança. Basta acessar o site carteiraidoso.cidadania.gov.br. Por lá, o cidadão vai seguir o passo a passo e colocar as suas informações oficiais. É o que o Ministério da Cidadania explica.

Ainda de acordo com a pasta, esse documento não precisa ser impresso. O idoso pode deixar ele na forma digital no seu celular. O Governo explica que já existe um sistema de verificação de QR Code junto às empresas de transporte do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.