NEGATIVADO? Seu nome está no SERASA ou no SPC? Você sabe?

Muitas pessoas confundem, mas os órgãos não são os mesmos

Sim, existe diferença do SPC para o Serasa. Ainda que muitas pessoas confundam e achem que esses dois órgãos de proteção ao crédito sejam a mesma coisa, eles são entidades distintas. Dessa forma, eles têm suas particularidades, ainda que possuam algumas similaridades.

Conforme citado anteriormente, ainda que ambas constituam-se em um órgão com o objetivo de realizar proteção ao crédito, há diferença do SPC para o Serasa sim. Ou seja, não são a mesma coisa.

Mais sobre o SPC

O SPC é um banco de dados que integra a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e abarca dados do comércio de todas as partes do país. Por outro lado, o Serasa corresponde a uma empresa do setor privado que abrange informações a respeito dos consumidores brasileiros, além de promover outros serviços para melhoria financeira das pessoas.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi fundado no ano de 1955, sendo um banco de dados utilizado até hoje, permitindo atualmente a consulta aos dados de mais de 180 milhões de brasileiros. Ele foi criado por diferentes associações comerciais, principalmente a já citada CNDL.

Em outras palavras, seu objetivo é reunir nesse banco de dados uma série de informações de caráter pessoal dos consumidores que, por sua vez, possuam dívidas em atraso. Em posse dessas informações, o órgão vende esses dados para lojistas (principalmente) e bancos, a fim de que estes possam se inteirar acerca da situação e histórico de crédito dos clientes.

Ele é muito usado por lojistas e afins que intencionam efetuar vendas a prazo para os seus clientes. Com isso é possível fazer a tal famosa “avaliação de risco” de inadimplência de uma pessoa.

NEGATIVADO? Seu nome está no SERASA ou no SPC? Você sabe?
Muitas pessoas confundem, mas os órgãos não são os mesmos – Imagem: Canva

Mais sobre o Serasa

Já o Serasa, por sua vez, apesar de também ser um banco de dados, foi criado como resultado de uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP). Seu intuito é essencialmente o mesmo do SPC. Entretanto, uma diferença entre SPC e Serasa muito evidente é a fonte de dados utilizada.

No caso do Serasa, a fonte para abastecer seus dados, são os bancos e demais instituições financeiras. Em outras palavras, a empresa colhe as informações dos clientes que estejam por ali armazenadas.

Sendo assim, o Serasa irá informar as dívidas negativadas, títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais. As pessoas físicas que quiserem consultar a respeito de seu próprio CPF podem efetuá-lo gratuitamente, através do site ou aplicativo dessas entidades.

Então, qual a diferença do SPC para o Serasa?

SPC e Serasa são duas empresas brasileiras que oferecem serviços de informações de crédito para empresas e consumidores. Embora sejam empresas distintas, ambas têm como objetivo fornecer informações sobre a situação financeira de empresas e pessoas físicas.

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é uma empresa que faz parte da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), visando ajudar as empresas a evitar a inadimplência. O SPC coleta informações de empresas e pessoas físicas sobre suas dívidas e pagamentos em atraso. Assim, disponibiliza essas informações para seus clientes, sendo, principalmente, empresas e lojistas. Com base nessas informações, as instituições podem decidir se conceder ou não crédito aos consumidores.

Já a Serasa é uma empresa que também fornece informações de crédito, mas com uma abrangência maior do que o SPC. Além de informações de crédito, a Serasa também oferece serviços de:

  • Consultoria financeira para empresas e pessoas físicas;
  • Serviços de análise de risco;
  • Score de crédito;
  • Outras soluções para gestão de crédito e cobrança.

Em resumo, enquanto o SPC é mais voltado para o mercado varejista e tem uma abrangência mais limitada, a Serasa oferece uma gama mais ampla de serviços. Assim, é mais utilizada por empresas de diversos setores, incluindo bancos em geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.