Mercado de investimentos: pontos de atenção para quem deseja investir

Para o entrante no mercado de investimentos há alguns pontos que exigem atenção, principalmente, para que não caia em golpes e fraudes. Confira!

Com a popularização do mercado de investimentos, novos investidores têm surgido diariamente, no entanto, muitas pessoas possuem dúvidas, ou até mesmo acabam caindo em golpes relacionados a suas opções. Sendo assim, veja algumas dicas voltadas para novos investidores e suas chances de aumentar a sua rentabilidade no mercado atual.

Faça um planejamento financeiro e aprofunde seu conhecimento no que diz respeito ao mercado de investimentos

Primeiramente, faça um planejamento financeiro e aprofunde seu conhecimento no que diz respeito ao mercado de investimentos. Todavia, além de você buscar informações, é importante se atentar a fonte das informações consumidas por você.

Sendo assim, busque por sites oficiais das fintechs e das demais instituições financeiras, além disso, você pode buscar informações diretamente em sites de corretoras de valores ou especialistas em finanças.

 Comece pelas opções de renda fixa

O investimento de rendimento fixo permite que o investidor analise o valor que será resgatado ao final do período contratado. Sendo assim, as opções de renda fixa permitem que você eleve a sua segurança quanto a esse fator.

Entenda o comportamento do mercado financeiro

 São muitas as opções disponíveis no mercado, por isso, é importante que você não centralize o seu investimento em uma única carteira. Já que é possível que você invista valores baixos e entenda o comportamento do mercado de Investimentos.

Comece investindo valores baixos

Por exemplo, o Tesouro Direto permite que você invista valores baixos, a partir de R$ 30,00. Sendo assim, você pode realizar investimentos e entender o comportamento dessa opção. Posteriormente, dentro de um planejamento financeiro, você poderá direcionar valores cada vez mais elevados.

Faça um faseamento de suas opções disponíveis no mercado

Ademais, não é necessário que você fuja da poupança, é possível fasear as alterações que julgar importantes. A poupança é uma opção de investimento, tal como as outras, embora seu percentual rentável, por algumas vezes, seja menor. No entanto,  para que você saia da poupança totalmente é fundamental que tenha clareza sobre as opções escolhidas por você.

É muito importante que você entenda a volatilidade no mercado de investimento

Sendo assim, é muito importante que você entenda a volatilidade no mercado de investimento e como o mercado financeiro entende as situações financeiras externas, visto que diversos fatores impactam no mercado de investimentos, que não é estático.

Certamente, entendendo os riscos do mercado, poderá assumi-los de forma mais consciente, por isso, atente-se a ofertas muito fora do que o mercado (em fontes oficiais) apresenta. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.