Mercado de investimentos: informações oficiais e planejamento

O mercado de investimentos tem crescido de forma exponencial, considerando a popularização de diversas opções de investimentos.

O mercado de investimentos tem crescido de forma exponencial, considerando a popularização de diversas opções de investimentos. No entanto, é importante que novos investidores fiquem atentos para que não caiam em golpes e fraudes financeiras. Bem como, para que eleve o seu nível de segurança ao optar por investir o seu dinheiro em determinada carteira.

Mercado de investimentos: informações oficiais e planejamento

É muito importante que os entrantes no mercado de investimentos tenham clareza sobre suas reais chances de ganhos através do estudo do mercado e da elevação do conhecimento sobre as opções disponíveis. Sendo assim, sugerimos que busque se informar por meio de fontes oficiais, como o site do Banco Central do Brasil (BC), a Bolsa de Valores (B3).

Busque por fontes oficiais

Além disso, instituições financeiras de forma geral, tanto os bancos tradicionais, como as fintechs oferecem informações importantes para investidores. Algumas explicam de forma facilitada alguns conceitos inerentes a esse mercado, como o Nubank, por exemplo. Também é importante que você analise o seu perfil de investidor e faça uso dos diversos simuladores disponíveis através das plataformas citadas.

O mercado financeiro é volátil

Certamente irão te ajudar a entender o comportamento do mercado de investimentos, embora seja importante ressaltar que nenhum investimento é estático. Visto que o mercado financeiro é volátil. Entretanto, há algumas opções que podem ser mais seguras, embora menos rentáveis em alguns casos.

Investimentos de renda fixa

Sugerimos que inicie no mercado de investimento pelas opções de renda fixa, embora as opções de renda fixa possam oferecer, aparentemente, uma menor rentabilidade, é importante que você comece aos poucos.

Sendo assim, essas são opções que facilitam o seu fluxo financeiro. Visto que permitem que você saiba o valor que será resgatado ao final do seu contrato. Além disso, há opções interessantes para novos investidores. Já que é possível que você invista valores baixos para que possa entender, na prática, o comportamento de algumas opções de investimentos.

Tesouro Direto

Por exemplo, o Tesouro Direto permite que invista valores baixos, a partir de  R$ 30,00. Sendo assim, é importante diversificar as opções por meio de valores baixos para que você eleve a sua segurança, de modo que você tenha clareza sobre qual é a melhor opção.

Entretanto, lembre-se de que as rendas variáveis são maiores em sua rentabilidade (não é uma regra), porém, também são mais voláteis. Visto que são valores que flutuam de acordo com o fluxo do mercado, o que é bastante instável, principalmente, considerando a pandemia que alterou o fluxo financeiro mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.