Mercado de investimentos: fatores econômicos e planejamento financeiro

O mercado de investimentos requer analise de diversos fatores econômicos e planejamento financeiro. Confira alguns pontos importantes!

O mercado de investimentos tem se mostrado cada vez mais popular, visto que conforme informações oficiais da Bolsa de Valores (B3), é relevante o volume de entrantes, pessoa física. Sendo assim, veja algumas dicas para que você aumente a sua segurança ao optar por ser um desses novos investidores. 

Mercado de investimentos: fatores econômicos e planejamento financeiro

Primeiramente, é importante que você conheça o mercado e sua volatilidade. Visto que os fatores econômicos são primordiais para que você invista de forma direcionada.

Por isso, entender o conceito da economia é o primeiro passo para quem deseja se tornar um investidor. Visto que a taxa básica de juros, Taxa Selic, interfere diretamente no rendimento de algumas opções,  além de ser um fator primordial na oscilação da lei da oferta e  demanda.

DIversifique e comece pelas opções de renda fixa

Além disso, você também deve começar pelas opções de renda fixa, já que são opções mais seguras que permitem que você saiba o valor que será resgatado ao final do contrato. Também é aconselhável para o iniciante no mercado de investimentos que não coloque todo o seu dinheiro em uma única opção, independentemente do valor que você tenha.

Tesouro Direto

Já que diversificar é uma maneira de entender o comportamento das opções disponíveis no mercado. Por exemplo, o Tesouro Direto permite que você invista valores irrisórios a partir de R$ 30,00. Dessa forma, você poderá entender um pouco mais sobre como funciona essa atuação na prática. Além disso, a poupança ainda é uma opção de investimento que pode ser menos rentável, porém, também pode ser mais segura para alguns perfis.

Faseamento planejado 

Por isso é importante que você faça um faseamento de forma planejada para se tornar um investidor. Visto que deve considerar o seu perfil e a sua objetividade para que você viabilize ou não a possibilidade de sair da poupança.

O planejamento financeiro é uma ferramenta para novos entrantes no mercado de investimentos. Além disso, tenha muito cuidado para não cair em golpes e fraudes, já que a internet é uma ferramenta utilizada para ações de má-fé em muitos aspectos, como ocorre com produtos importantes como o Open Banking e o Pix, por exemplo.

Sites oficiais e fatores econômicos

Avalie as opções e sempre acesse sites oficiais como a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB). Desconfie de ganhos muito elevados e fora da realidade do mercado. Certamente clicar em links oriundos de fontes duvidosas também não é algo recomendável.

Dessa forma você aumenta as chances de se tornar um investidor com segurança e também aumenta suas chances de elevar a sua rentabilidade, indo além da poupança. No entanto, certifique-se de que você está modificando hábitos que serão resolutivos e sustentáveis. Pois é necessário avaliar todos os fatores que permeiam os investimentos e a economia nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.