Open Banking: ciclo positivo entre oferta e demanda no mercado financeiro e econômico

O Open Banking criará um ciclo positivo entre oferta e demanda no mercado financeiro e econômico. Veja detalhes!

O Open Banking é uma inovação do Banco Central do Brasil (BCB) que permite que o cliente tenha mais liberdade para contratar produtos e serviços; ao passo que possibilita que as instituições financeiras personalizem os seus serviços e produtos.

Open Banking: ciclo positivo entre oferta e demanda no mercado financeiro e econômico

Certamente o Open Banking traz muitos benefícios para os envolvidos, independentemente se o cliente ou a instituição financeira. Por isso, é uma ferramenta do Banco Central do Brasil (BCB) que pode agregar ao cenário econômico de forma direta e indireta.

O Open Banking é o sistema financeiro aberto do Banco Central do Brasil. Através dele, os clientes e as instituições poderão criar um relacionamento personalizado; o que pode ser um diferencial para que os fluxos ocorram de maneira mais direcionada.

Liberdade para o cliente

 Além disso, o Open Banking permite que o cliente tenha liberdade sobre o compartilhamento de suas informações. Uma vez que as informações serão compartilhadas mediante sua autorização, bem como, essa autorização será revogada sempre que ele desejar.

Dentre as vantagens do Open Banking está o fato de que o cliente poderá controlar os seus dados e históricos financeiros; bem como poderá receber ofertas importantes para seus projetos pessoais e profissionais, através de tarifas menores. Visto que o Open Banking também eleva o nível de concorrência entre os produtos bancários e financeiros.

Redução de custos para as instituições financeiras

Além disso, para as instituições participantes, o seu custo operacional será reduzido. Visto que as ofertas serão direcionadas para o cliente que já possui interesse em tal produto. Por isso, essa dinâmica tende a otimizar o fluxo financeiro por diversas vertentes. Uma vez que a análise de crédito também tende a ocorrer de forma mais rápida, facilitando o fluxo de financiamentos e empréstimos, por exemplo.

Etapas rápidas para o cliente

A participação do cliente no Open Banking será simplificada, ou seja o cliente precisa apenas autorizar o compartilhamento de seus dados através de algumas etapas desenvolvidas pelo próprio Banco Central do Brasil (BCB), que dizem respeito ao acionamento da instituição financeira; o redirecionamento; autenticação das informações; a confirmação da liberação; outro redirecionamento e a efetivação da solicitação.

O sistema ainda encontra-se em processo de implementação e está sendo faseado. Por isso, nem todas as etapas e benefícios do Open Banking Brasil estão disponibilizadas.

Implementação relacionada ao Pix

No entanto, a implementação está seguindo de maneira planejada, impactando positivamente inclusive no Pix, que poderá ser utilizado com mais facilidade para compras online através da troca de dados e informações importantes compartilhadas no Open Banking.

Certamente esse produto do Banco Central do Brasil (BCB) tende a revolucionar o sistema econômico, direcionando o cliente e criando um ciclo positivo entre oferta e demanda no mercado financeiro econômico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.