Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

3.6/5 - (78 votes)

14º salário do INSS: saiba se o benefício será liberado este ano

No ano passado a medida não ganhou apoio suficiente para ser liberada e este ano segue em tramitação no Congresso Nacional. Com a antecipação do abono natalino, os segurados ficarão sem uma renda extra no fim do ano.

Devido a antecipação do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2020 e 2021, parlamentares desenvolveram uma proposta para criação de um 14º salário ou 13º salário em dobro.

Veja também: Saiba quem poderá receber o novo auxílio de R$1.100 via INSS

No ano passado a medida não ganhou apoio suficiente para ser liberada e este ano segue em tramitação no Congresso Nacional. Com a antecipação do abono natalino, os segurados ficarão sem uma renda extra no fim do ano.

Pensando nisto, a relatora do projeto de lei do 14º salário na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, deputada Flávia Morais, apresentou um substituto. O texto sugere que o pagamento do novo salário extra seja disponibilizado até 2023.

Quem terá direito ao 14° salário do INSS?

Um dos motivos para a criação do benefício foi a antecipação do 13º salário. Desta forma, receberão o abono os mesmos segurados que receberam o benefício natalino, sendo:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Beneficiários do auxílio-doença;
  • Beneficiários do auxílio-reclusão;
  • Beneficiários do auxílio-creche.

Em contrapartida, não terão acesso ao possível 14º salário:

  • Inscritos nos programas Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Beneficiários da pensão mensal vitalícia;
  • Beneficiários do auxílio suplementar por acidente de trabalho e amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

Movimentação atual da proposta

O Projeto de Lei segue aguardando apreciação pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara do Deputados. Caso receba parecer favorável, será encaminhado do Senado Federal e, na sequência, a sanção presidencial.

No entanto, considerando a proximidade do fim do ano e a falta de movimentação nos últimos meses, é provável que o benefício também não seja liberado este ano. Isso significa que mais uma vez os segurados do INSS ficarão sem uma renda extra no final do ano.

3.6/5 - (78 votes)

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

42 Comentários
  1. Clei Diz

    Vamos dá as respostas pra esses políticos não vamos votar nem nossa família não vai votar nem no presidente vai todos sofre sem nós voto

  2. Aparecido de Souza Diz

    Uma grande verdade,esses políticos só querem se dar bem e o povo que se dane,se elege nas custa enganando geral, deveriam mudar essa regra, deveriam prestar concurso como todo o povo, assim não elegeremos esses canalhas analfabetos e bandidos.

  3. Crispiniana Diz

    Vcs ficam falando que NÃO vão voltar em ninguém nas proximas eleições? É por isto que ficamos sempre na merda….todos sabiam da incompetência, deste irresponsável que está no poder, ele SÓ pensa na sua FAMÍLIA é no próprio umbigo, tá ai a conversa finada de acabar com a corrupção, e AJUADAR as famílias doBrasil!! Kkk SÓ para os alienados e puxa saco dele, todos comprados e assim mais um ano novo, o povo sem nada na mesa.😭😖😫😤🕳💣💯 #FORA BOLSONARO.

  4. RITA VERDAN DOS SANTOS Diz

    Nós povo Brasileiro estamos cansado de Ser enganados com promessas falsas propaganda enganosa dando esperança e no fim tudo não passa de uma simples blasfemia! Isso não se faz com o povo cambada de poliiticos covardes , mentirosos e corruptos que só pensam em si mesmos!

  5. Maria Diz

    Será que se lembrarmos o Presidente e sua cambada que o aposentado tb vota daria certo?

  6. Luiz Carlos Diz

    Para fazer a pec do precatorio foi em 48 horas aprovado mas para nós aposentado só promessas diz que não tem dinheiro mas tem é só tirar do fundo de campanha e cobrar os empresários que devem ao INSS e os 91 bilhões da pec isso é vergonhoso

  7. Zilvaldo Diz

    Ficamos a ver navios vamos memorizar os nomes dos políticos,para dá o troco nas eleições se tivéssemos um presidente que se importasse conosco talvez sancionasse uma medida provisória,mas não é do interesse deles gastar conosco.

  8. SALETE CASTANHO PITOL Diz

    Eu duvido que os políticos vão passar sem receber o deles décimo 4 .5.feria e ainda gratificação de fim do ano ..pra eles têm dinheiro…

  9. Ana Maria Diz

    Esse presidente deveria fazer pelo aposentados e pensionista , nós não tivemos nada a mais do que o 13 salário como ajuda nessa pandemia , o fim de ano mais triste para nós, porq não teve dinheiro para ter uma ceia descente e revelon tbm , agora vá ver a mesa do presidente ? E dos desmais políticos , VCS DEVERIAM TER VERGONHA DE FAZER ISSO COM AGENTE , EU SOU PENSIONISTA E SEI O A PERTO QUE ESTA SENDO , MEU VOTO VCS NAO TEM MAIS NUNCA BANDO CORRUPTOS.

  10. JOSUE ROCHA Diz

    Esse Dr Sandro e seu pupilos são uma farsa miserável. Esse rapaz que faz leve comemorando a aprovação e um tremendo vigarista.

  11. Silva Diz

    Acordar povo brasileiro,guerreiros o partido da direita so cria privilégio para si mesmo, o falecido Bruno covas,investiu pesado na campanha de reeleição, porém no primeiro mês cortou direito dos idosos, e reajustou o seu próprio salário, o Bolsonario em plena pandemia, tratou-se o coronavirus como ,gripezinha ,resultando morte em massa de brasileiros, cortou verbas da educação, tirou direto trabalhista, hoje o povo luta para que o tecimo14 se aprove para que os mais necessitado tenha um Natal digno, sem sucesso , na próxima eleição seja inteligente e pesquisa bem ,o candidato que merece o seu voto # Lula !

  12. Ary Moreira godinho Diz

    Isso é uma vergonha, o bolso deles, ( políticos) estão cheios, e nosso essa miséria que não dá para nada, e ainda pior, final de ano sem alegria.

  13. ramoscarvalhoadir@gmail.com Diz

    Estou abestalhado com tanto zumzum,não vamos se iludir não vão dar nada não sofram, esses bandidos que estão lá só pensão neles se fosse pra eles já estaria aprovado e retroativo cambada de ladrão corruptos, gatos, donos do alheio mas as eleições estão aí vamos dar um basta pra esses canalhas, nosso Brasil era pra ser um primeiro mundo sem miséria, sem fome, sem pobreza , mas esses políticos sem vergonha, cachorrada, escrotos, filhas da puta não deixam eles só querem o bem pra eles. Por favor se omitam não votem não vão atrás de promessas falsas , chega eis a minha indignação . POLITICOS PODRES.

  14. Ricardo Santos Diz

    Boa tarde , Devemos olhar muito bem para quem vamos dar nosso voto ano que vem, não seja enganado com promessas falsas de políticos ou pela uma cesta básica .

  15. Geraldo Diz

    Todos sabem que nao vai sair nada .se quisessem mesmo dar o 14 salario tinham que começar a fazer no meio do ano .estao fazendo igual ao ano passado .so pra nao dar tempo .e quando chegar ano que vem .vai ter o mesmo procedimento em começar em novembro

  16. STZ Diz

    Nosso pais é uma vergonha, enquanto 90% do povo brasileiro, recebe um salário minimo de aposentedoria, tem necessidade dos politicos receberem auxílio terno de 4100 reais, não basta o salário altíssimo, sem contar o restante dos benefícios. Auxílio saúde de 50000 reais ao mes, enquanto amarguramos nas filas dos postos de saúde. Um exemplo bem prático do quanto o dinheiro nosso, contribuintes de impostos, muito mal empregado em obras super faturadas, uma passarela para pessoas atravessarem as rodovias, muito necessarias para proteger a vida de nós seres humanos, acho um absurdo custar três milhões novescentos e noventa e três mil reais, onde com esse dinheiro, poderia ser usado parte dele para outras passarelas. Nosso pais seria, pais de primeiro mundo, só em riquesas naturais, se nao houvesse tanta corrupção e desvios de verbas. Fica a dica.

  17. Roberto Alves Diz

    PESSOAL ISSO TUDO É PROMESSA DE POLITICOS, O GOVERNO NÃO DÁ NADA DE GRAÇA PRA NINGUÉM, SÓ SABEM TIRAR DO POVO, E BENEFICIAR A ELES MESMO.

  18. Wergton Gonçalves Marinho Diz

    ATENÇÃO APOSENTADOS E PENSIONISTAS!
    É HORA DE UNIR-MOS.
    É UM DIREITO NOSSO, NINQUEM PEDIU ADIANTAMENTO NENHUM.
    NAO VAMOS AS URNAS NEM NÓS NEM NOSSOS NETOS.
    PORQUE ELES JA ESTÃO CIENTES HOJE CONOSCO AMANHÃ COM ELES CERTO:
    ULTIMO ANO DESSA CAMBADA DE RATOS PODRES. QUE NAO GOSTAM DE IDOSOS.
    VAMOS RESOLVER ISSO POQUE,, SOMOS MAIORIA SABIA?
    SR. PRESIDENTE PEQUE SUA BIC E FAÇA VALER SEU TRABALHO PELO NOSSO PAÍS TÃO SOFRIDO.
    MANDE ESSES PARLAMENTARES PRA PQP. ASSUMA FAÇA.OU VC NAO GOSTA TAMBÉM DE QUEM ANDA DIRETO NESSE PAIS?
    COMO VAMOS FAZER COM AS CONTAS NO FINAL DE ANO.
    QUE VERGONHA.
    #nomeubolsonada#

  19. Wergton Gonçalves Marinho Diz

    Brasileiros é assim, bonzinhos né?
    #nomeubolsonada#

  20. Wergton Gonçalves Marinho Diz

    Se fosse pra qualquer parlamentar ISSO já teria aprovado né!!
    Pois eh!
    Nossas respostas está proxima são milhões de aposentados que nao vão comparecer nas urnas, todos safados que estão fazendo isso com a população já marcamos os nomes,
    Nossos netos de 16 anos também estão nos apoiando, porque hoje somos nós amanhã seram Eles, porque vcs Nao mudam nunca só querem pra vcs e o resto que se F ultimo aninho de vcs comunistas.
    Ninquem pediu adiantamento do 13: esmolas pra adoçar a boca dos otarios dos senhores de maior responsabilidade com a familia e com esse país. E agora? Final de ano, só dividas e vcs dando esmolas.
    Sr. Presidente peque a caneta seja prudente e faça o que tem que fazer antes QUE seja tarde demais.
    #nomeubolsonada#

  21. Wergton Gonçalves Marinho Diz

    Meu comentário vai nas urnas todos safados que estão fazendo isso, já esta listado por nos aposentados e por Jesus.
    Meus netos de 16 anos já sabe de toda safadeza de vcs portanto também Nao votará. Intrua seus filhos e netos a Nao votar mais, que paque à muita.
    NAO PEDIMOS NENHUM ADIANTAMENTO.
    #nomeubolsonada#

  22. Denilson Diz

    Todo aposentado sabe que isso nunca vai ser aprovado, aqueles bandidos que estao la so pensam neles!

  23. José Luiz Finkenauer Diz

    Não será liberado, parem de enganar os aposentados com este assunto todos sabem que não será aprovado, parem de fazer mídia de se promoverem em cima de um assunto que não i regressa nem um pouco ao governo, criando falsas expectativas.

  24. Maria Diz

    É mais uma vez os aposentados tomaram no nariz, mais o ano que vem damos a resposta a altura pra estes políticos que estão aí no poder pois lembrem que a vida é uma gangorra hora em cima hora em baixo e não pensam que se liberar só o ano que vem vai melhorar pra cara de vcs pois estamos precisando agora e não o ano que vem

  25. Elisete Diz

    Estão enrolando o povo não vai da em nada isso.

  26. Lamartine Diz

    O ano que vem damos a resposta ,isso serve pra todos aposentados darmos a resposta nas urnas ok

  27. Aldo Passig Diz

    Nós aposentados, devemos dar o troco na hora de votar, eu por exemplo não vou votar em político nenhum, pois a cada dois anos é só decepção. Chega de ser enrolado

  28. Edson Diz

    Se fosse pra os depudado ja tinha aprovado no senado e o presidente ja tinha liberado pra todos eles deputados e senadores e ministro todos eles ja tava com o dinheiro na conta mais como e pra aposentadps nao tao nei ai so pença nais eleilao que vem

  29. Antonio Carlos Vechim Diz

    Aposentado Tb vota e tb faz e ajuda na campanha, essa demagogia tem que acabar.
    Eleições estão aí, esses corruptos não estão nem aí para nós aposentados, só enganação.
    O golpe está aí, cai quem quer!

  30. Henrique Diz

    O pior que tudo qué entra lá não faz nada só pensa em si proprio um bando de vagabundo, engraçado que sempre tentamoos mudar e sempre entra os mesmo, as vezes da até pra concordar com o Bozonaro que tem fraudes nessas urnas eletrônicas, fica a dica ou estou errado

  31. Angelina Diz

    Pois e PR os aposentados eles alegam que não dinheiro mas PR eles não tem está no salário deles sempre aumenta e os aposentados passando nescesidades PR causa da pandemia tudo caro gaz luz Aqua remédios alimentação ser aposentados neste país e fogo meu Deus será que ninguém deste plenário pode nos ajudar ?

  32. Werneck Ferro Diz

    O Brasil esta nas mãos de crapulas, um lixo humano habita na política, só sabem aprovar emendas que vão para seu próprio bolso e desviar nosso dinheiro em propinas e corrupção.. depender desses vermes parasitas e demais

  33. Carlos Alberto Soares Pereira Diz

    Nimguem da nada a nimguem.aposentado so serve pra votar

  34. orlando alves barbosa Diz

    eu acho a maior puraria de quem escreve essas noticias de 14 salario para de fazer hora com os aposentados esse inss e a vergonha do brasil

  35. Marise Diz

    Eu não perco á esperança , preciso deste dinheiro e acredito na luta de tds envolvido , tem que chegar nas mãos do presidente . Brasil acima de tudo ,Deus acima de tds .

  36. Isabel Diz

    Novidade n é os políticos garanto q n ficaram com um salário de 1100,00 enquanto os aposentados q se lixem ,pensem bem aposentado tbm vota .

  37. Mary Diz

    O ano passado a mesma enrolação porque ficar enganando os aposentado? Nem deveria ficar com esses comentários que não vai dar em nada.coitado dos aposentado só fica na expectativa frustada os aposentado não tiveram nem um tipo de ajuda pelo contrario anteciparam o décimo e agora ficamos sem nada. Absurso isso

  38. Ana Maria Diz

    Eu sou aposentada, tenho 40% do meu salário comprometido com empréstimos , tive de fazer para pode viver estes 2 anos de pandemia , as escolas fechadas por 2 anos e eu fiquei sem trabalho. Se viesse o 13° em dobro este ano aliviaria um pouco as dificuldades para equilibrar o orçamento. Espero poder voltar só mercado trabalho 2023, com a reabertura das escolas, mais isto deve ocorrer na metade do ano apenas. Meu filho ainda só estudando, não conseguiu nenhum estágio.

  39. Josilene Soares Ferreira Soares Menezes Diz

    Desde 2020 mais uma vez eles só colocam para ser aprovado no final do ano sabendo que não dá tempo. Porque não colocaram isso pra votação no inicio de 2021.

  40. Marcia Belisario Inacio de Toledo Diz

    Tantas pessoas necessitando desse 14$ extra pra ajudar e agora essa notícia de que já estamos no final de ano e não teremos esse abono extra isso é uma vergonha seus políticos ordinários queria ver vcs ficar sem abono pra ver o que é que passar necessidade com uma micharia dessas não paga nem as medicações necessárias de um aposentado doente vcs deviam tomar vergonha nessa cara sujas de vcs seus vagabundos não fazem nada ganham fortunas e ferram com a vida dos pobres mas vai mudar se Deus quiser eleições estão se aproximando seus cambada de merdas e vão se danar indignada!

  41. Adinaldo Diz

    Sardinha não salmão.

  42. Emilio Rocha Diz

    Mais um ano que esta si passando e os aposentados vai ficando sem esta micharia .isso porque os politicos nao fazem nada .so sabem puchar a tal sardinha pro prato deles .e os apozentados qui si danem mas nao tem importancia .as eleicoes de 2022 vem ai .entao vamos dar o troco nestes politicos vagabundos que nao penssam nos aposentados .vou ter a pachorra de trabalhar contra estes bandos de ladroes do povo brasileiros .e meus queridos .este tal de 14 salario so vai ficar no papel e na midia no mais dim dim nao vem .e politicos estao si alastrando igual ervas daninhas tudo pra roubar o nosso dim dim .vamos todos nos ficar de olhos bem aberto pra nao deixar estes ladroes entrar .viva o brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.