Investimentos: questionamentos relevantes no planejamento do novo investidor

Alguns questionamentos são relevantes no planejamento do novo investidor. Confira dicas para o entrante no mercado de investimentos!

O mercado de investimentos pode ser uma grande oportunidade para quem deseja diversificar sua rentabilidade para além da poupança. Entretanto, o entrante no mercado de investimentos deve se atentar a alguns pontos para que diversifique suas opções de forma segura e planejada.

Investimentos: questionamentos relevantes no planejamento do novo investidor

Primeiramente, você deve elaborar um planejamento financeiro. No entanto, dentro do plano de finanças para o investidor, é importante que você responda a alguns questionamentos específicos. Tais como:

  • Quais valores você possui para disponibilizar para investir no momento atual?
  • Dentre as opções analisadas por você, quais opções existentes no mercado atendem suas metas, considerando o curto, médio e longo prazo?
  • Quais são as possibilidades de você precisar resgatar os valores aplicados antes do vencimento do contrato?
  • Qual opção de renda fixa atende melhor o seu planejamento de aposentadoria?
  • Qual opção do mercado pode ser mais rentável para que você adquira um bem em médio prazo?

Dentro das opções disponíveis no mercado financeiro, considerando a poupança, quais você acredita que possam atender às suas questões imediatas, considerando uma reserva de emergência?

Busque informações confiáveis

Para que você possa responder a todos esses questionamentos, é importante que você se aprofunde no que se refere ao seu conhecimento sobre economia e sobre o mercado de investimentos.

Por isso, você deve procurar sempre informações em sites oficiais, como a Bolsa de Valores do Brasil (B3), o Banco Central do Brasil (BCB) e outras plataformas confiáveis, como o site da Nubank, por exemplo; já que são empresas que possuem uma linguagem facilitada e ferramentas importantes para o novo investidor.

 Além disso, você pode pesquisar em outras fontes confiáveis, como os conteúdos dos profissionais especialistas em finanças, tais como o Gustavo Cerbasi e a Nathalia Arcuri; já que são pessoas que possuem amplo conhecimento e informam de maneira facilitada, ao passo que possuem diversos conteúdos disponíveis para novos investidores.

Cuidado com golpes

Além disso, você deve tomar cuidado com golpes e fraudes; já que diversas ferramentas na internet, como o Pix e o Open Finance, são utilizadas em diversas modalidades de golpes. Por isso, é importante que você não acesse links desconhecidos e desconfie de ofertas fora do mercado para que você eleve suas chances de segurança e sua rentabilidade em longo prazo.

Dessa forma, você poderá se tornar um investidor e obter sucesso ao elevar sua renda, considerando todos os riscos que envolvem o mercado financeiro e a volatilidade da economia atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.