Phishing: uma ampla modalidade de golpe financeiro

Phishing é uma modalidade de golpe, sendo uma forma de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais. Saiba mais!

De forma sucinta, phishing é uma modalidade de golpe, sendo uma forma de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais, tais como senhas e números de cartões de crédito

Phishing: uma ampla modalidade de golpe financeiro

Sendo assim, há diversas maneiras de fisgar as informações das vítimas. Por isso, phishing é um dos principais golpes financeiros.

A isca lançada para obter seus dados pessoais e financeiros

De acordo com a explicação do BB (Banco do Brasil), os golpistas, assim como na pesca, lançam uma isca por e-mail, SMS, ligação telefônica, falso site ou falso pop-up inserido em sites desprotegidos. 

Cuidado com mensagens que te induzem a não pensar sobre o assunto

Assim sendo, tentam atrair as vítimas através de ofertas imperdíveis ou mensagens com senso de urgência e solicitam que você realize alguma ação, como clicar em um link ou arquivo.

Orientações para elevar a sua segurança

As orientações do BB (Banco do Brasil) são parecidas com as informações dadas por diversos especialistas. Sendo assim:

  • Não clique em links suspeitos;
  • Não clique em links recebidos por e-mails com ofertas atrativas;
  • Desconfie de mensagens com ameaças como “o seu serviço será suspenso se…”;
  • Não clique em anexos ou links enviados por contatos desconhecidos;
  • Não repasse códigos de identificação;
  • Não compartilhe imagens do QR Code para confirmação de dados, dentre outros pontos.

Biometria e outras formas de identificação

De acordo com o BB (Banco do Brasil), um dos modos mais seguros de autenticação de transações financeiras, a biometria utiliza a impressão digital para validar a sua identificação. Porém, há outras identificações, como a leitura facial ou confirmações de códigos, que podem ser válidas para elevar sua segurança.

São muitos os golpes aplicados na internet

O phishing é uma ampla modalidade de golpe que é muito utilizada na internet, pois são muitas as formas de obter as informações pessoais das possíveis vítimas. Por isso, é muito importante que tenha cuidado para que possa fazer bom uso das facilidades da internet de forma segura.

Busque sempre pelos canais oficiais das empresas envolvidas

Caso tenha dúvidas sobre a veracidade de um boleto recebido, de um contato ou de um site de compras, busque os canais oficiais das instituições e empresas envolvidas. Sendo assim, não clique nos links enviados e não entre em contato diretamente pelo número de telefone ou site do qual estiver desconfiado. 

Acesse novamente o site da empresa e busque por canais oficiais, já que é possível que receba um telefone para contato que faça parte do golpe, por isso, não confirme as informações através dos mesmos canais suspeitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.