Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

3.9/5 - (122 votes)

INSS: Sistema de cálculo das aposentadorias está sendo alterado; veja o que vai mudar

Com a Reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019, foi incluída uma regra no cálculo da aposentadoria que permitia ao segurado descartar quase todas as contribuições e utilizar apenas uma para receber um benefício maior.

Com a Reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019, foi incluída uma regra no cálculo da aposentadoria que permitia ao segurado descartar quase todas as contribuições e utilizar apenas uma para receber um benefício maior.

Mediante a lei 14.331, que entrou em vigor em maio deste ano, a regra foi abolida. Sendo assim, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está adaptando o simulador de aposentadoria a fim de excluir a referida regra de cálculo do sistema.

Entenda a contribuição única

Também conhecida como o “milagre da aposentadoria”, a contribuição única surgiu devido a mudança nos métodos para calcular o valor da aposentadoria, que entrou em vigor em novembro de 2019, como mencionado.

A estratégia permitia um aumento no valor do benefício, passando muitas vezes de um salário mínimo para 60% do teto do INSS com apenas uma contribuição. Porém, a Lei Ordinária 14.331/2022 acabou com a possibilidade.

Segundo especialistas, a nova lei veio para corrigir o desdobramento que a Emenda Constitucional 103/2019 trouxe para as aposentadorias, sendo reparada com o retorno da instituição do divisor mínimo.

Entenda o divisor mínimo

Como mencionado, a Reforma da Previdência extinguiu o divisor mínimo para as novas aposentadorias. Por esse motivo, para a concessão do benefício foram excluídas todas as contribuições do período básico.

De todo Modo, com o retorno da regra, o segurado contará com a divisão da média das suas contribuições por um número determinado, no caso atual: 108 (nove anos).

Cabe salientar que o divisor é destinado aos segurados que fizeram poucas contribuições para a Previdência a partir de julho de 1994. O sistema é utilizado caso a pessoa tenha menos que 60% das contribuições desde 07/1994.

Vale lembrar que, caso o trabalhador tenha os 15 anos (180 meses) de contribuição, entre julho de 1994 e 2009, o seu benefício será concedido conforme a regra de cálculo anterior a Reforma, ou seja, 80% maiores salários de contribuição.

Simulador fora do ar

O INSS, por meio de nota, confirmou que o simulador oficial está “temporariamente indisponível até que o sistema seja adequado às alterações legais trazidas pela Lei 14.331/2022 que alterou a Lei 8.213/1991, com novos parâmetros de cálculo de valor”.

Ademais, a autarquia destaca que o cálculo da média salarial “está disponível apenas para aqueles que estão há cinco anos de realizar o pedido de aposentadoria do INSS”.

3.9/5 - (122 votes)
48 Comentários
  1. Dirceu dzilinski Diz

    Me aposentei em 2018 por contribuição, já posso pedir revisão

  2. Maria Aparecida Araújo Diz

    Qdo o Estado me aposentou por invalidez depois de 9 anos e nove meses de humilhação nas perícias da Várzea do Carmo. Era descontado quase 200 reais do meu auxílio doença. Mas na hora de me pagar foi um salário mínimo. Eu trabalhava na saúde e muitas hérnias de disco .não respeitavam os pedidos médicos para que fosse me concedido a aposentadoria.

  3. Cleo Diz

    Como ficou a pec paralela que ia mudar o tempo de aposentadoria por idade de 2em 2 anos,e chegaria 62 anos só em 2026.

  4. IZOMAR APARECIDA PAES Diz

    Boa noite sou aposentada pelo INSS por idade mais tenho aproximadamente 10 anos de contribuição tenho 81anos
    Tenho direito de pedir revisão?
    Fui aposentada no ano de 2012.

  5. Bruno Soares Diz

    Boa tarde
    Mandei uma mensagem antes porém foi com o ano errado , então estou enviando de novo com o ano de aposentaria certo..peço perdão pelo erro.
    Sou aposentado por invalidez desde 2000 a exato 22 anos estou com 49 anos e, estão querendo me reintegrar ao mercado o que devo fazer ? Como fica esses anos de aposentaria? Agora fica mais difícil eu me aposentar ? Se é que vou um dia ? Onde eu posso me informar direito ? Desde já grato

  6. Bruno Soares Diz

    Boa tarde
    Sou aposentado por invalidez desde 2020 a 22 anos estou com 49 anos e, estão querendo me reintegrar ao mercado o que devo fazer ?

  7. Luciana Diz

    Meu esposo se aposento por tempo de serviço , profissão de vigilante em 2019 , entrou com a revisão de aposentadoria porque é direito e até agora o INSS nem aí , até quando vai ficar esperando a revisão ?

  8. Ivanilda morais Marques, Diz

    Tenho 68,anos, falta 2 anos pra completar 15 anos que estou pagando como dona de casa, já posso tá dando entrada na minha aposentadoria?

  9. Moises de Jesus Diz

    Eu me aposentei em 2018 fiquei 16 anos sem contribui desde 2002 e calcularam minha aposentadoria com fator previdenciário só a partir de julho de 1994 e meu primeiro pagamento foi R$ 1.200,00 dei entrada na Revisão porque não foi considerado que as maiores contribuições que tive entre 15 a 20 salários mínimos foi antes de 1994 e eles não consideraram, já tem 3 anos em análise e 1 ano na Justiça Federal, já deveria ter recebido a correção mas o miserável indicou 2 ministros pra o STF e um deles barrou a decisão a favor dos aposentados. Agora em vez de dar 600,00 a um monte de gente que está em plena saúde, jovens desse Brasil, deveria dar era emprego pra esse povo e não essas migalhas que vão catar votos para a próxima eleição e em dezembro/22 acaba o doce.

  10. Cida Diz

    Quando povo entender que esse desgoverno, entrou apenas para perdas de direito, talvez um dia quem sabe entra alguem que n tira, faz melhorias.
    Mexer com a classe menos favorecida é facil, quero ver mexer com a classe alta.
    Mais facil tirar de quem n tem, do que quem tem, assim deixa povo menos instruído para cavar mais mais.
    Tb fui prejudicada com grande golpe deles, porem tenho orgulho em dizer que n foi com meu voto.

  11. Olair Eron Diz

    Sou aposentado desde abril de 2019 com o tempo de contribuição de 35 anos e nove meses e o fator previdenciário entrou em vigor em novembro de 2019, eu me aposentei antes e porque fui prejudicado e afetado pelo fator previdenciário e continuo contribuindo, existe uma possibilidade de melhorar o meu benefício tornando mais justo.

  12. MARCELO GUEDES Ramos Diz

    Sou vigilante 27 anos de contribuição 51anos de idade posso da entrada

  13. Juarez pereira da Silva Diz

    Me aposentei em agosto de 2021 com de 19 anos de contribuição e 65 anos de idade foi pago um valor de 60% da média ,vai ter alguma modificação. Obrigado

  14. Carlos Roberto De Castro Diz

    Tô esperando um recurso que entrei em 2019 e até hoje esses fdp só dizem está em análise, por necessidade aceitei me aposentar por idade mais fui prejudicado mais uma vez com a alteração nas regras de cálculo perdendo quase cinquenta por cento do que diziam que teria direito, acho que o presidente Bolsonaro irá perder muitos votos por causa desse ministro da previdência e também por dá auxílio Brasil de 600 reais a muita gente que nunca trabalhou e apenas um salário mínimo a quem trabalhou mais de 50 anos , abra o olho Bolsonaro

  15. Neide Diz

    Tenho mas de 20 anos de aposentada, eu terei direito a revisão ?

  16. Sandra silva Diz

    Tenho 55 hoje . Em agosto faço 56 e tenho 30 anos e 3 meses de contribuição. Tenho o aplicativo do meu INSS e sempre faço a simulação. Mês passado fiz o pedido e foi concedida a minha aposentadoria de um salário. Agora não sei se pego ou espero mais .

  17. Paulo Diz

    Gostaria de saber tenho 51anos comecei em 88 trabalhar eu tenho condições de aposentar quando completar os 35 anos

  18. Fatima Diz

    Me aposentei por idade pois tinha 28 anos de contribuição, só q recebia na época pouco mais de um salário me sinto injustiçada pq meu benefício é de um salário, tenho como recorrer?

  19. Fatima Diz

    Sou aposentada e recebo um salário mínimo, tenho 28 anos de contribuição e me aposentei por idade, eu posso pedir revisão ao INSS?

  20. Rita Diz

    Mais tudo isso tem solução não vota em Bosanaro porque sai ele e toda corja que acompanha ele pra mim essa e a solução também sou aposentada e só ganho o salário mínimo e contribui vinte e cinco anos

  21. Marilza Liberato Xavier Diz

    Zulmira acho que tem que ter 62 e 15 anos de contribuição

  22. Joanilton Teixeira Amaral Diz

    Eu sou técnico em Radiologia e tenho todos relatórios da minha doença ocupacional mais os PPP e o INSS até hoje não tem dado minha aposentadoria por invalidez com o protesto de não ter um médico especialista em hematologia ficando a merecer por 2 anos na esperança de uma solução. Já tenho laudo de um médico especialista e até hoje ficou a mercê desse instituição que norteiam os princípios básicos para com os assistidos do INSS sem qual humanização. Olhe que já tenho 237 contribuições!!! Preciso de ajuda urgente para não morrer sem receber meu benefício norteando o princípio da dignidade humana perante os segurados dessa instituição que pagamos para resguardar a princípio a Vida.

  23. Maria Zilda Diz

    Boa noite! No meu caso já dei entrada na aposentadoria 2019 ,até hoje nem uma reposta, o que devo fazer? Tenho 58 anos, 33 anos de contribuição. Obrigada

  24. Luiz Carlos dias Diz

    Tenho um pouco mais de 15 anos antes de 1994 e um pouco mais de 15 anos após 1994, completo 65 anos de idade em junho/2023. Será que vou poder aposentar? E é conveniente aumentar minhas nesse último ano?

  25. Sida Maia Silva Diz

    Olá, eu trabalho há 27 anos!
    Queria saber se, a insalubridade, ainda está em vigor? Pois tenho 56 anos

  26. Vitor Passiane Diz

    Tião pede pro lula te dar uma mesada do salário dele kkkk

  27. Adilson Sales do Nascimento Diz

    Boa noite, eu tenho 31 ano de contribuição, e tenho 61 de idade, já posso pedi minha aposentadoria?.

  28. Mauro Ribeiro Diz

    Paguei um tempo os atrassados no carnê da previdência em 2019 , entro no simulado e só aparece o tempo de contribuição, 23 anos de contribuição e não sai disso trabalho desde 2019 até agora 2022 e não muda o tempo de contribuição!

  29. Luzimar Diz

    Boa tarde eu falo 4 meses para aposentar por idade, como fica o cálculo? Eu havia feito simulação e o valor era um salário mas agora depois de maio mudou?

  30. Cristina Diz

    Esse governo desgraçado vai deixar todos morrerem de fome.Querem dar auxílio de 600 reais por alguns meses e depois cobrarem dobrado nas prateleiras dos supermercados deveriam dar trabalho digno pra todos com um salário descente além da maioria da população não ter emprego os que tem recebem uma miséria que é esse salário mínimo mau dá pra viver dignamente imagina sustentar uma família de cinco pessoas pagar aluguel comprar remédios roupas calçados e outras coisas mais com esse salário miserável enquanto isso o salário dos parlamentares é bem alto isso é um absurdo que infernooooo viver nesse maldito país sem ordem e sem progresso

  31. Rosa Diz

    Já o salário mínimo é muito pouco,os alimentos subiram muito os aluguel a água a eletricidade está um caus esses parlamentares, pra falar um pouco mais os pensionista isto reduziu 50% como vai viver o idoso ,como só me explica pagamos o INSS quanto tempo e agora num dá nem pra uma cesta básica em que mudar isso por fa vou rever isso dos pensionista

  32. Maria Aparecida da Costa Silva Nunes Diz

    Sou professora do nível Fundamental da rede privada a 21 anos, tenho 44 anos. Quando poderei me aposentar?

  33. Andréa de Azevedo Diz

    Boa tarde!
    Eu tenho 52anos e 31 e 7 meses de contribuição só que em uma empresa eu trabalhei 17anos com periculosidade eu dei entrada no INSS só quê foi indeferido eu entrei com recursos só quê em setembro vai fazer 1 ano até agora está em análise .

  34. Shirley Diz

    Completo 29 anos de contribuição em Dez 2022 e tenho 51 anos. Posso me aposentar com 30 anos de contribuição e 52 anos de idade, mesmo sendo por aposentadoria proporcional já que comecei a trabalhar em 92?

  35. Marlene oliveira Diz

    Dei entrada no pedido de pensão do meu marido, falecido em 3 de Janeiro de 2022.
    Ocorre que só pude dar entrada no pedido em 7 de maio pois morando e. Portugal a burocracia aqui é terrível para expedição do óbito e registo no consulado e. Portugal é depois transcrição do mesmo no Brasil, o que só ocorreu no mês de maio.
    Tínhamos 60 anos de casados e ele mais de 35 de con tribuicao.Tenho 81 anos de idade e várias doenças além de não receber pensão nem salários de outros locais.
    Gostaria de saber se existe alguma medida de urgência para recebimento da pensão, uma vez que fui i nformada que só para análise demoram entorno de 90 dias e não tenho outros rendimentos.
    Ando co. Crises de depressão e ansiedade por cont dessa situação. Obrigada.por qualquer ajuda que .e possam dar

  36. Luis Diz

    Quero dizer ao Sebastião Ferreira dos Santos que o espaço aqui é para falar de coisas úteis a população como aponta a matéria. O que vc pensa da política é escolha sua e você o faça nas urnas.

  37. Salete Diz

    Tenho 62 anos como faço pra me aposentar ? Segue o mesmo processo ,?do tempo de contribuição?

  38. Elizete Diz

    Trabalhei 24 anos carteira registrada a firma mandou TDS embora estou c 60 agora há quatro advogado luta p minha aposentadoria .c 2 hérnias de disco até agora nada mas sigo c fé preciso comer não dá p trabalhar trabalho c bicos não dá p viver Deus me ajudando

  39. Angela Diz

    Tenho 10 anos de contribuição em carteira. No momento não trabalho. Moro em Porto Alegre. Farei 60 anos em outubro. Poderei me aposentar? Em caso positivo ou negativo, como devo proceder? Tenho q pagar INSS? Qual valor da alíquota? Onde posso me atualizar direitinho pq os sites diferem nas informações.

  40. Eduardo Faroni Diz

    É triste.
    Quando da reforma da previdência,em 2019 que mudou as regras para aposentadoria por idade. No meu caso que trabalhei no banco do Brasil por 20 anos, antes do dia 05.05.2022, no simulador do INSS, contava lá que eu ia aposentar com 60% do teto, porém depois da data de 05.05.2022, já não consta, no simulador, o valor da minha aposentadoria. Isto que, depois de julho de 1994 eu só tenho 36 meses de contenções contribuiçõe acima do teto, pq foi incluído 108 meses de contribuiçõe depois de julho de 1994, sendo assim, como eu só tenho 36 contribuiçõe, só vou aposentar com um salário mínimo. Estou muito triste com isso tudo. Se o meu aniversário de 65 anos fosse antes de 05.05.2022,unha aposentadoria seria 4.200,00. Faço 65 anos em março do ano que vem, faltando 7 meses a aposentadoria. Muitos foram beneficiados. Estou muito triste, 4.200,00 iria dar uma qualidade de vida melhor para minha família.

  41. Luiz neto Diz

    Bom dia vou fazer 32 anos de contribuição posso pedir a posentadoria? E vou fazer 62 anos.por favor me der uma luz

  42. Zulmira Diz

    Bom dia! Meu nome e Zulmira Não sou aposentada pago meu INSS por quase 10 anos, tenho 60 anos eu já posso aposentar ?

  43. Jorge Aparecido dos Santos Diz

    Bom e quem já está aposentado no meu caso me aposentei em 2020 e o INSS só me aposentou na regra de 50% no mesmo ano entrei com pedido de revisão e até hj sem resposta

  44. Marina de oliveira freitas Diz

    Eo q fazer quando falta 3anos pra aposentar e voce e demitida e faz um ano q procuro trabalho e ninguem m da pq tenho 58 anos q faço vou pra rua cata latinha nao sei mais q fazer preciso urgente de trabalho tenho q pagar meu inss tenho q comer m de uma luz por favor abraço

  45. Sebastiao.ferreira dos Santos Diz

    O que eu quero dizer sem pedir desculpa que esse tal de Paulo Guedes esse triste é um morta fome, por ele o pobre morre a míngua, já tem 35 milhões dd brasileiros morrendo de fome e ele quer aumentar a quantidade de pobres, eita homem triste quer vender o patrimônio do Brasil, e ele quando sair ficar mais rico ainda. E a pior que o congresso Nacional da carta branca a um triste desse porte fazer o que bem quer.

  46. Gilberto Diz

    Estou ha 03 anos de me aposentar, o sistema não esta diponibilizando a media salarial (meu inss)

  47. Cremilde Ribeiro Diz

    Boa tarde meu esposo faz seis anos que se aposentou eu poço pedir uma nova revisão eu agradeço.

  48. Eliana Diz

    Permanece a regra de que o benefício não pode ser maior que a média das últimas 12 contribuições?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.