Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

5/5 - (1 vote)

Como desenvolver a autoestima no espaço de trabalho?

Para desenvolver a autoestima no espaço de trabalho é fundamental colocar algumas ações em prática. Algumas são mais simples, outras exigem um tempo de autoavaliação maior. De todo modo, esperamos lhe auxiliar em suas descobertas e crescimentos a partir deste conteúdo. Confira!

Como desenvolver a autoestima no espaço de trabalho?

Conseguir desenvolver a autoestima no espaço de trabalho é um passo relevante na carreira de qualquer pessoa. Quando acreditamos que somos bons no que fazemos e reconhecemos as nossas reais habilidades, tendemos a encarar os desafios com um equilíbrio emocional maior.

Porém, quando a insegurança surge com muita força, atrapalhando, inclusive, as nossas tomadas de decisão, a nossa carreira pode sofrer impactos negativos.

Lembrando ainda que a autoestima não é fixa e engessada, pois trata-se de algo dinâmico. Isso significa que em alguns momentos nos sentiremos mais bem preparados do que em outros – faz parte.

Por isso, entenda que as dicas abaixo devem ser consideradas de uma forma regular, ou seja, não adianta praticar o autoconhecimento hoje e nunca mais olhar para si mesmo, ok?

Dito isso, vamos às nossas sugestões de reflexão:

1. Comece pelo seu autoconhecimento

O seu autoconhecimento deve sempre ser o ponto de partida. Por meio dele você consegue compreender fatores como:

  • As suas reais habilidades, podendo usá-las como uma forma de promover a sua marca pessoal e elevar a sua autoestima.
  • Os seus limites, respeitando-os e aprendendo a dizer “não” quando necessário.
  • Seus pontos fracos, encontrando possibilidades de crescimento e desenvolvimento em cima disso.
  • As suas próprias emoções, aprendendo a lidar com elas de um modo mais saudável.

2. Descubra as habilidades solicitadas pelo mercado e aprimore-se

Entender as habilidades solicitadas pelo mercado também é uma forma de desenvolver a autoestima no espaço de trabalho. Afinal, se você não sabe quais são as habilidades exigidas, como poderá desenvolvê-las visando o seu crescimento profissional? Pense sobre isso.

3. Pare de se comparar imediatamente

Nunca, em hipótese alguma, cometa o equívoco de ficar se comparando. Nós jamais caminharemos a mesma estrada que outra pessoa. Por isso, esteja ciente de que cada ser humano é único, com suas habilidades e limitações. Comece a focar mais no seu crescimento e na sua história, e não no que está acontecendo com o colega. Respeite quem você é, tudo o que você passou e onde chegou. 😉

4. Cultive hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis também têm o poder de aumentar a nossa autoestima. Isso porque são eles que promovem mais motivação, bem-estar, elevam a qualidade de vida e fazem com que passemos a enxergar as situações por uma perspectiva mais positiva. Assim, tendencialmente podemos nos sentir mais felizes conosco, ainda mais porque a realização de ter bons hábitos é bem interessante.

5. Cuide da forma como você se apresenta às pessoas

Para desenvolver a autoestima no espaço de trabalho você precisa cuidar da sua aparência propriamente dita. A forma como você se veste, sua linguagem corporal e a maneira como você interage com os outros pode fazer toda a diferença.

Aqui, o desenvolvimento da oratória e o autocuidado podem ser relevantes. Considere-os e lembre-se: em caso de baixa autoestima, que prejudica a sua saúde mental, busque ajuda profissional, ok?

5/5 - (1 vote)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.