INSS: Segurados terão acesso a valores de nova revisão; veja como consultar

Os pagamentos fazem parte de um acordo firmado ente o INSS e o Ministério Público Federal. Segundo informações do próprio Instituto, são 10,4 mil segurados que poderão receber os valores devidos da revisão.

Entre os dias 1º e 7 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estará realizando o pagamento do último lote referente a revisão dos auxílios, também conhecido como a revisão do artigo 29, aos segurados da autarquia.

Os pagamentos fazem parte de um acordo firmado ente o INSS e o Ministério Público Federal. Segundo informações do próprio Instituto, são 10,4 mil segurados que poderão receber os valores devidos da revisão.

Veja também: Valores a receber: 39 milhões de brasileiros têm R$ 27,71 bilhões para receber

Revisão

A correção diz respeito ao erro no cálculo cometido pelo INSS na concessão dos benefícios por incapacidade entre os anos de 2002 e 2029. Na época, foram considerados apenas os salários em reais corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Entretanto, o cálculo deveria ter sido realizado utilizando os salários em reais corrigidos pelo INSS e, posteriormente a autarquia deveria ter organizado as contribuições para descartar as 20% menores. Desta forma, seria utilizado os 80% dos maiores salários para a média salarial.

Quem vai receber a revisão do INSS?

Terão acesso aos valores da revisão os segurados que receberam com erro os seguintes benefícios:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.

De todo modo, os recursos serão liberados aos segurados que, em 2012:

  • Tinham até 45 anos no mês de abril;
  • Já não recebiam mais o benefício calculado com erro;
  • Tinham direito a atrasados a partir de R$ 6.000,01.

Como consultar

As consultas poderão ser realizadas no fim do mês de abril, quando “o processamento desses pagamentos deve ser concluído”, informa o INSS. O procedimento poderá ser realizado pelo telefone 135.

Todavia, o beneficiário também pode utilizar o aplicativo ou site Meu INSS para consultar. Basta informar o CPF e a senha, e acessar à barra superior em azul, onde está escrito “Do que você precisa?” e digitar a palavra revisão. Aparecerá a opção “Revisão de Benefício – artigo 29”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.