Meu INSS prova de vida: confira como ficou após as alterações no sistema do INSS

Conheça as novidades da Previdência Social sobre a necessidade dessa comprovação

O Meu INSS prova de vida, era o sistema usado pela Previdência Social para comprovar a vida de aposentados, beneficiários e pensionistas. Recentemente, foi colocado fim a necessidade de realizar essa comprovação para algumas pessoas que recebem benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Outros cidadãos que também estarão isentos de realizar o procedimento são os pensionistas e aposentados. Saiba mais na matéria desta segunda-feira (21) do Notícias Concursos.

O que mudou com o cancelamento do Meu INSS prova de vida?

A partir de agora, com as mudanças ocorridas no Meu INSS prova de vida haverá um procedimento automatizado que combina fatos e informações dos sistemas de dados de todas as esferas governamentais. Ou seja, a comprovação continuará sendo feita, só que de maneira diferente.

Portanto, confira: Iti Itaú: conheça as funcionalidades que o app da instituição oferece

A prova de vida é uma maneira que o Governo encontrou de combater os fraudadores. A realização é feita todo ano pelos próprios bancos que pagam o benefício. O que mudou é a maneira que ela é realizada, as pessoas não terão que se deslocar aos bancos para comprovar que estão vivos.

A mudança se deu através de uma portaria assinada pelo Presidente da República. Caso as pessoas se voluntariem a realizar a prova, elas poderão fazer, o que muda é a obrigação. O cruzamento será feito considerando as movimentações do beneficiário pelos sistemas dos governos federais, estaduais e municipais. Se a pessoa se consultar em um posto de saúde ou Upa, isso constará em seu registro.

Se a pessoa solicita algum outro auxílio, solicita crédito a algum banco, compra uma casa ou carro e até mesmo se ela se vacinar em postos de saúde, ficará registrado. Dessa forma, o Governo atestará que o cidadão está realmente vivo e que não estão retirando o benefício em nome dele de maneira irregular.

Assim, leia: Como pagar contas com o cartão de crédito? Veja quais as opções para não passar mais sufoco

O impacto dessa alteração na obrigatoriedade

Meu INSS prova de vida
Meu INSS prova de vida: confira como ficou após as alterações no sistema do INSS – Foto: Canva Pro

Essa mudança impacta positivamente a vida de muitas pessoas, pois há idosos e demais beneficiários que não têm boas condições para se deslocarem até os bancos para realizar a comprovação. Essa é a realidade de muitos indivíduos com algumas condições de saúde que os incapacitam de se deslocar até uma agência bancária.

A isenção não acabou para todos. Isso porque, se por acaso, o Instituto achar necessário que determinada pessoa realize a prova de vida, serão fornecidos meios para que tudo se realize da melhor forma. Enviar funcionários do Governo até a casa das pessoas é uma delas. Assim, evitam-se transtornos para o beneficiado e sua família.

A Previdência Social tem um prazo para que a medida de não obrigatoriedade do Meu INSS prova de vida passe a valer. Ademais, até lá, é necessário ficar atento a sua situação e a de seus familiares para não arriscarem perder o benefício. Confira na sua agência se você já está isento da comprovação e não corra riscos.

Então, confira: Como esteve o CDI em janeiro de 2022? Entenda o que é o termo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.