INSS: Saiba como consultar a solicitação do benefício pelo CPF

No total, são três os meios em que é possível consultar o benefício do INSS, sem precisar ir a uma agência. O procedimento pode ser realizado pelo site ou aplicativo Meu INSS, além da Central de Atendimento no número 135.

Os cidadãos que solicitaram algum benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acompanhar o andamento do pedido através da plataforma Meu INSS, usando apenas o número do CPF.

No total, são três os meios em que é possível consultar o benefício do INSS, sem precisar ir a uma agência. O procedimento pode ser realizado pelo site ou aplicativo Meu INSS, além da Central de Atendimento no número 135.

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Quais os benefícios que posso consultar?

O segurado pode consultar qualquer benefício pago pelo INSS, sendo eles:

  • Aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão;
  • Aposentadoria por idade;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Meu INSS

Para fazer a consulta no site Meu INSS, o segurado precisa do número do CPF e a senha cadastrada na conta gov.br. Veja a orientação a seguir:

  1. Faça login;
  2. Após entrar em sua conta, clique em “Meus Benefícios“;
  3. Em seguida, aparecerá todos os benefícios que você solicitou. Basta selecionar aquele que deseja consultar e pronto!

Caso queira consultar pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Baixe o aplicativo do seu celular;
  2. Informe o seu CPF e clique em “Criar sua conta”;
  3. Caso já tenha conta, basta clicar em “Avançar” e inserir com sua senha;
  4. Na página inicial, você pode conferir uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS. No entanto, clique em “Extrato de Pagamento” para confirmar o pagamento.

Para verificar o benefício pelo telefone 135 do INSS, é preciso estar ciente que a opção funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ao telefonar, será necessário informa o seu CPF e solicitar a informação sobre a situação do seu benefício.

É possível que o atendente peça dados adicionais ou confirme os dados que constam no cadastro e na base de informações. A ligação pode ser feita tanto pelo telefone fixo sem qualquer custo ou celular com custo equivalente a uma ligação local.

Respostas acerca da solicitação 

  • Habilitado, quando o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS;
  • Deferido, quando o benefício foi aprovado e será concedido;
  • Indeferido, no caso quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.
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