INSS retoma pagamentos nesta semana; veja como receber

De acordo com as informações oficiais do próprio INSS, pagamentos de benefícios já voltaram normalmente depois do carnaval

Com festa ou sem festa, o fato é que o período de carnaval já chegou ao fim. Com isso, várias atividades estão sendo retomadas já nesta semana, incluindo aí os pagamentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta semana, a autarquia já recomeçou o processo de repasses desses montantes.

De acordo com o Instituto, os pagamentos em questão levam em consideração o número final do cartão do benefício. É por esse algarismo que o cidadão vai saber o dia exato em que vai receber o seu dinheiro. Nesta semana, por exemplo, nós já sabemos que alguns grupos estão habilitados a pegar esse montante.

Nesta última quinta-feira (3), o INSS efetuou o depósito dos benefícios para as pessoas que recebem um salário mínimo e que possuem o número final 6. Além disso, nesta mesma data receberam também aqueles que pegam acima de um salário mínimo e que possuem os números finais 1 e 6.

Nesta sexta-feira (4), é a vez de outros grupos. De acordo com o calendário oficial de pagamentos, hoje é a vez dos usuários que recebem um salário mínimo e que possuem o número final terminando em 7. Segundo o INSS, os valores estão na conta dessas pessoas desde as primeiras horas desta manhã.

Também nesta sexta-feira (4) é a vez dos indivíduos que recebem acima de um salário mínimo e que têm o número final 2 e 7. O dinheiro também está na conta desses usuários desde as primeiras horas desta manhã. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui. O calendário completo pode ser consultado logo abaixo.

Os benefícios

Como dito, o INSS fez uma pausa nesses pagamentos durante este período de carnaval. Agências do próprio instituto não abriram para atendimentos presenciais durante estes últimos dias. Elas voltaram a funcionar na quarta-feira de cinzas.

Estima-se que cerca de 36 milhões de brasileiros tenham direito a algum benefício do INSS neste momento. A grande maioria deles recebe o valor de um salário mínimo. Para este ano, o valor é de R$ 1212.

De acordo com a lei, a grande maioria dos benefícios do INSS não podem ser menores do que um salário mínimo. Esses são os casos de aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e até mesmo da pensão por morte.

Veja o calendário abaixo

Reprodução: INSS

Outros benefícios

O Governo Federal, aliás, está prestes a retomar os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Entretanto, vale sempre lembrar que esse não é um benefício previdenciário. A proposta aqui é ajudar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

Portanto, tomando como base os números de fevereiro, dá para dizer que o Auxílio Brasil atende hoje cerca de 18 milhões de pessoas. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta que paga os benefícios, todos os usuários estão recebendo pelo menos R$ 400 por mês.

Ainda não dá para saber quantos usuários irão receber o Auxílio Brasil em março. Conforme informações de bastidores, o Governo Federal deverá fazer essa divulgação no app oficial do programa ainda nos próximos dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.