Atualização do Cadúnico 2022: quanto tempo tenho para renovar informações?

Cadúnico é uma ferramenta importante para quem quer entrar em programas sociais como Auxílio Brasil ou mesmo o vale-gás

O Governo Federal está seguindo neste ano de 2022 com pelo menos dois grandes projetos sociais de transferência de renda. Estamos falando do Auxílio Brasil e também do vale-gás nacional. Esses dois projetos sociais têm algo em comum: ambos exigem a inscrição dos seus usuários no Cadúnico. É o que se sabe.

É justamente por isso que essa lista do Governo Federal está despertando tanto interesse nos últimos meses. O propósito é que o cidadão que está em situação de vulnerabilidade social entre em contato com a prefeitura da sua cidade para saber como essa inscrição é feita por lá. Essa é uma responsabilidade das gestões municipais.

Mas, existe um ponto que gera ainda mais dúvidas: quando é que eu tenho que atualizar esse meu cadastro? Tomando como base as informações do próprio Governo Federal, é recomendável que você faça essa atualização pelo menos uma vez a cada dois anos. Para quem está no Auxílio Brasil, a dica é diminuir esse intervalo para um ano apenas.

Mas a dica geral é a seguinte: atualize o seu Cadúnico sempre que necessário. Então todas as vezes que a sua família passar por uma mudança estrutural, faça essa atualização. Um nascimento, uma morte, mudança de endereço, assinatura na carteira de trabalho ou até mesmo uma mudança na escola das crianças. Portanto, tudo deve ser informado na lista.

Vale sempre lembrar que o Cadúnico é a porta de entrada para vários programas sociais no país. Até mesmo os governos estaduais estão começando a exigir esse perfil nesta lista para pagar os seus benefícios. Em um nível federal, pelo menos dois projetos exigem essa inscrição atualmente.

O vale-gás nacional

A ideia central do vale-gás nacional é ajudar na questão da compra do botijão de 13kg. Esse item passou por sucessivos aumentos nos últimos meses e a grande maioria dos brasileiros começou a sentir essa diferença.

Pelas regras gerais, o Governo tem que pagar sempre pelo menos a metade do preço médio nacional do botijão de 13kg. A norma não impede que eles paguem mais do que isso. Mas é expressamente proibido que se pague menos.

Ainda não se sabe quantos usuários irão poder entrar no vale-gás a partir do próximo pagamento. De acordo com as informações oficiais, o Governo deverá inserir mais gente. Mas o nível de entrada ainda é um mistério neste momento.

Auxílio Brasil

A ideia do Auxílio Brasil é ajudar as pessoas que estão passando por momentos de vulnerabilidade social no país neste momento. Originalmente o programa em questão substituiu o antigo Bolsa Família.

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3,5 milhões de pessoas entraram neste projeto só neste ano. A pasta diz ainda que todos esses indivíduos estão recebendo pelo menos R$ 400 por mês.

O número de usuários do programa no próximo mês de março deve ser divulgado dentro de mais alguns dias. A expectativa é que o Governo consiga aumentar mais um pouco esse número. Mas é preciso esperar para saber se é isso mesmo o que vai acontecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.