Bandidos se passam por agentes do INSS para dar golpes em idosos

De acordo com informações da polícia, quadrilhas estão se especializando em fazer pessoas se passarem por agentes do INSS

Bandidos estão neste momento se passando por agentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O motivo: eles estão querendo fazer com que pessoas caiam em golpes e acabem entregando os seus dados pela internet. Quem está fazendo esse alerta são os membros da Polícia Civil do estado do Mato Grosso do Sul.

Foi por lá que uma quadrilha acabou fazendo uma idosa de 61 anos de idade perder quase R$ 40 mil nesta última semana. Ela registrou uma queixa em uma delegacia de polícia local. Mas o fato é que o caso ainda segue sob investigação e ninguém foi preso até a publicação deste artigo neste sábado (5).

Isso quer dizer portanto que a quadrilha que fez isso ainda está a solta por aí e provavelmente planejando ou já realizando novos ataques. É preciso portanto tomar cuidado para não cair na história que eles criaram. A polícia avisa que as pessoas precisam prestar atenção ao receber esse tipo de abordagem.

No caso desse golpe aplicado nessa senhora de 61 anos, tudo aconteceu porque o homem que se passou por agente do INSS através de uma ligação. Nesta ligação, ele afirma que trabalha na autarquia e avisa que ela precisa fazer a prova de vida para não perder o seu benefício previdenciário. A senhora acreditou e começou a enviar os seus dados.

Na ocasião, o golpista disse ainda que enviaria uma espécie de formulário para essa senhora por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. De posse dos dados da pessoa, o meliante realizou dois empréstimos em instituições financeiras que juntos, os valores chegam a quase R$ 40 mil de prejuízo para a vítima da história.

Dicas para se proteger de fraudes do INSS

Recentemente, a Polícia Federal (PF) divulgou uma lista com dicas para que as pessoas tentem reduzir bastante a possibilidade de golpes. De acordo com as informações oficiais, existem algumas práticas que você deve prestar atenção.

Uma dessas dicas é não clicar em links que chegam por aplicativos de mensagens. Mesmo que você esteja muito curioso para saber o que tem ali, a dica é não clicar mesmo que ele tenha sido enviado por alguém de sua confiança.

Outra dica é prestar atenção nos textos que chegam até você sobre o INSS. Quando a vantagem é muito grande, é preciso desconfiar. Auxílios muitos altos, vagas que estão supostamente acabando, o último dia para se inscrever. Tudo isso pode ser uma forma de enganar o cidadão.

Auxílio Emergencial

De acordo com informações do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), o Governo Federal acabou gastando bilhões de reais em pagamentos irregulares nos últimos anos.

Apenas uma pequena parcela desse dinheiro foi de fato recuperado. De acordo com informações oficiais, a própria Polícia Federal (PF) não tem muita esperança na ilusão de que vai recuperar o montante completo.

Esse dinheiro acabou sendo tirado de pessoas que realmente estavam precisando receber benefício em questão, mas que não receberam nada neste período. Então os golpes acabam prejudicando milhões de indivíduos todos os meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.