INSS 2022: Segurados receberão o 14º salário este mês?

O 14º salário foi criado para amparar os segurados do INSS diante a pandemia da Covid-19. Além disso, em 2020 e 2021 o Governo Federal antecipou o calendário de pagamento do 13º salário, o que fez com que ficassem desamparados no fim dos anos.

Aposentados, pensionistas e demais benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aguardam até hoje a liberação do benefício emergencial, chamado 14º salário.

O Projeto de Lei 4367/20, está em trâmite na Câmara dos Deputados desde sua criação. A demora traz incertezas para os segurados que estão com expectativas de receber o benefício ainda neste mês de março.

O 14º salário foi criado para amparar os segurados do INSS diante a pandemia da Covid-19. Além disso, em 2020 e 2021 o Governo Federal antecipou o calendário de pagamento do 13º salário, o que fez com que ficassem desamparados no fim dos anos.

Veja também: Auxílio Brasil: usuários que entrarão em março não terão retroativo

Vale ressaltar que até o momento a proposta só recebeu o parecer favorável da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, onde ganhou alguns reajustes, ainda em novembro de 2021.

Na época, foi determinado pela Comissão, que o 14º salário seria pago de maneira retroativa em março de 2022 e março de 2023. Além disso, o valor do benefício foi fixado em um teto de até dois salários mínimos (R$ 2.224 em 2022).

Desta forma, quem recebe um salário mínimo do INSS, será contemplado com o valor mensal do benefício. No caso dos demais segurados, o 14º será proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do concedido pelo instituto (R$ 7.087,22 em 2022).

14º salário em março de 2022

Como mencionado, segundo as novas determinações, a primeira parcela do 14º salário está prevista para ser repassado em março de 2022, ou seja, neste mês. Todavia, é improvável que isso aconteça, uma vez que a proposta ainda não foi aprovada no Congresso Nacional.

Acontece que o Projeto de Lei precisa passar por um processo para enfim entrar em vigor. Como o texto ainda se encontra na Câmara dos Deputados, após a sua aprovação ainda deve ser encaminhado ao Senado Federal.

Caso os senadores não incluam observações na proposta, o projeto poderá seguir para a sanção presidencial. Nesta etapa, o presidente Jair Bolsonaro ainda pode vetar o 14º salário do INSS. Contudo, é preciso aguardar as próximas movimentações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.