Como o trabalho remoto impacta a saúde?

trabalho remoto impacta a saúde de diversas formas. E isso ocorre tanto na saúde mental, quanto física.

Reconhecer esses problemas e entendê-los melhor é o primeiro passo para buscar um maior equilíbrio na rotina de trabalho. Por isso, convidamos você para acompanhar este texto até o fim e saber mais.

Vamos lá?

Como o trabalho remoto impacta a saúde?

São diversos os caminhos percorridos pelo trabalho remoto, com relação à nossa saúde. Ou seja, esses impactos podem aparecer de diversas formas, em diversas circunstâncias e com diferentes intensidades.

Entender isso pode lhe ajudar a reverter a situação na medida do possível. Para tanto, veja os apontamentos abaixo e saiba mais:

1. Sedentarismo

O sedentarismo é um grande vilão da saúde física e mental. Ele pode ocasionar o aparecimento de doenças cardíacas, baixa autoestima, mal-estar geral, sono ruim, sobrepeso, humor deprimido, ansiedade, etc.

E quando o indivíduo trabalha só em casa e não tem o costume de sair, o sedentarismo pode se tornar um grande problema. Afinal, muitas pessoas caminham ou andam de bicicleta para chegar ao trabalho presencial, e o home office pode excluir esse único exercício da vida do indivíduo.

É por conta disso que você deve avaliar como tem sido a sua rotina e, em cima disso, buscar “mover mais” o seu corpo.

2. Isolamento social e solidão

O isolamento social e o sentimento de solidão também não são novidades quando pensamos em como o trabalho remoto impacta a saúde.

Salvo em casos nos quais há muitas reuniões por dia, o indivíduo pode se sentir fechado em seu mundo, sem conexões com as outras pessoas. Isso pode tornar a sociabilidade mais difícil, além de causar impactos emocionais que atrapalham a vida pessoal e profissional.

3. Pressão por trabalhar todos os dias

Se você é freelancer, sabe que quando não trabalhar, mesmo por motivo de doença, não irá receber. Isso quer dizer que você deverá trabalhar todos os dias para garantir os ganhos no fim do mês.

Só que esse tipo de realidade pode impactar a saúde mental. Afinal, as chances de você se sentir extremamente pressionado são bem grandes.

Sempre que um imprevisto surge, aquele pensamento de “e agora, como vou trabalhar?” pode acabar minando o seu bem-estar e a sua saúde. Por isso, aprenda a montar rotinas adequadas aos potenciais imprevistos, além de montar uma reserva de emergência para quando o dinheiro não entrar.

4. Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout está cada vez mais recorrente, infelizmente. E quando pensamos em como o trabalho remoto impacta a saúde, automaticamente é ela que nos vem à mente.

Isso porque essa síndrome pode causar a exaustão física e mental, prejudicando o bem-estar de uma maneira geral.

Nesse caso, a busca por psicoterapia e acompanhamento profissional são essenciais.

5. Maus hábitos

Os maus hábitos também começam a aparecer: não ter hora para dormir e acordar; alimentar-se mal para “dar tempo” de concluir um projeto; ficar sem contato com a luz solar; ficar o tempo todo no ar condicionado; e por aí vai.

Fique atento a esses hábitos e, caso detecte-os, busque mudá-los para, assim, garantir mais bem-estar a si mesmo. Proteja a sua saúde!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.