INSS confirma pagamento da antecipação do 13º salário para mais de 36 milhões

Com a conclusão dos pagamentos, mais de 36 milhões de pessoas já podem movimentar o saldo da antecipação do 13º salário do INSS

Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já podem movimentar o saldo completo da antecipação do 13º salário. A autarquia concluiu oficialmente nesta terça-feira (7), a liberação da quantia a todos os mais de 36 milhões de usuários.

Nesta terça-feira (7), por exemplo, é a vez dos cidadãos que recebem um salário mínimo e possuem o algarismo final do benefício 0, desconsiderando o que vem depois do dígito verificador. Entre os usuários que recebem mais do que um salário mínimo do INSS, hoje o dinheiro foi depositado nas contas de quem tem os números finais 5 e 0.

Em ambos os casos, a realização de nenhum tipo de solicitação é necessário. O Instituto explica que os pagamentos acontecem de forma automática para todas as pessoas que têm direito. Dessa forma, é importante frisar que os beneficiários não acreditem em mensagens que afirmam a necessidade de clicar em links ou enviar informações para o INSS, pois pode se tratar de um golpe. O processo é completamente automático.

Aliás, o ritmo de pagamento é basicamente o mesmo que o cidadão segue com os seus benefícios habituais. As datas das liberações obedecem ao mesmo calendário dos auxílios já recebidos automaticamente pelo cidadão. Nesse sentido, o dinheiro também cai na mesma conta em que o cidadão já recebe os seus benefícios do INSS.

Dos mais de 36 milhões de usuários aptos ao recebimento da antecipação do 13º salário, estima-se que pouco mais de 30% sejam pessoas que recebem apenas um salário mínimo. Para este ano de 2022, estamos falando de um montante de R$ 1212 por indivíduo. Os outros 40% recebem valores acima do patamar mínimo.

Primeira parcela já foi paga

Vale lembrar que o INSS está concluindo os pagamentos da antecipação nesta terça-feira (7), mas todos os usuários já tinham recebido a primeira parcela da antecipação anteriormente. Agora, eles conseguiram completar o valor inteiro.

Na primeira parcela, os cidadãos receberam apenas o patamar referente a 50% do benefício pago para cada uma das contas. Na segunda rodada, os repasses contaram com a outra metade, descontando aí os devidos pelo Imposto de Renda.

Mudanças no INSS

Recentemente, o Governo Federal anunciou uma série de mudanças sobre benefícios do INSS. A principal delas girou em torno do empréstimo consignado. Segundo as informações oficiais, a margem consignada subiu de 35% para 40%.

Além disso, o Governo Federal decidiu também que o consignado do INSS estará disponível para as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Todavia, ainda será preciso regulamentar o tema.

Greves acabaram

Recentemente, servidores do INSS decidiram retomar os trabalhos depois de quase dois meses de greve. Os trabalhadores paralisaram as atividades para cobrar melhorias nas condições de trabalho e também um reajuste salarial.

Segundo as informações oficiais, os servidores aceitaram a proposta de aumento de 5% no salário. Assim, eles voltaram para o atendimento normal desde o último dia 23 de maio. A paralisação não chegou a atingir os pagamentos da antecipação do 13º salário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.