Bolsonaro anuncia crédito sem juros a beneficiários do BPC

Segundo informações oficiais, novo crédito poderá ser solicitado por usuários do BPC que tenham sido atingidos por chuvas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou o estado de Pernambuco na manhã desta segunda-feira (30). Na oportunidade, o chefe de Estado prometeu liberar um novo crédito para usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, a liberação não terá nenhum tipo de juros. Todavia, só poderá ser solicitada por pessoas que moram no estado e estão sofrendo com as fortes chuvas que atingem a região.

Dessa forma, logo depois de sobrevoar áreas atingidas na Região Metropolitana do Recife, Bolsonaro respondeu algumas perguntas de jornalistas em uma coletiva de imprensa. O presidente disse que o Governo Federal quer ajudar os desabrigados neste momento. “Tudo o que podemos fazer para entregar diretamente para interessados, sem passar por governadores e prefeitos, faremos”, disse ele.

Nesse sentido, o chefe de Estado anunciou ainda a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as pessoas que moram nas regiões atingidas. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, que estava ao lado do presidente Jair Bolsonaro, confirmou as informações. Ademais, deu mais alguns detalhes sobre o processo.

De acordo com Guimarães, o saldo do FGTS será liberado para as cidades em situação de calamidade dentro de até cinco dias. No entanto, ele afirmou que os governantes precisam realizar a solicitação do dinheiro para a Caixa Econômica Federal. O presidente do banco disse ainda que poderá liberar um novo crédito com até seis meses de carência.

Além do mais, quem também estava na coletiva de imprensa foi o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. Ele disse que o Governo Federal analisa a possibilidade de criar um novo crédito para atender pequenos agricultores e empresários. De acordo com o chefe da pasta, o dinheiro poderia ser pago através dos recursos do fundo constitucional do Nordeste.

Bolsonaro visita Pernambuco

Dessa forma, a entrevista coletiva dada pelo presidente na cidade do Recife durou poucos minutos. Ao todo, a contar com o tempo em que sobrevoou, Bolsonaro esteve em solo pernambucano por pouco mais de duas horas. Em tempo, o presidente lamentou os efeitos da chuva na região.

“Infelizmente essas catástrofes acontecem, um país continental tem seus problemas. Tivemos problemas semelhantes em Petrópolis no Rio, no sul da Bahia, no norte de Minas”, afirmou o presidente na coletiva de imprensa.

“Estamos tristes, manifestamos nosso voto de pesar aos familiares. Nosso objetivo maior é confortar os familiares e com meios materiais atender à população”, disse ele. “Vamos dar apoio aos municípios e ao governo do Estado. O governo federal está sempre alerta para atender à população, independente de pedidos das autoridades locais”, completou ele.

Chuvas

Em suma, dados mais atuais do Governo do estado de Pernambuco dão conta de que 91 pessoas morreram por consequência das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife. Os números devem subir, já que ainda existem, pelo menos 20 desaparecidos.

Ao mesmo tempo, até a manhã desta segunda-feira (30), alguns estados já haviam enviado suprimentos para Pernambuco. São os casos da Paraíba, Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em suma, as unidades da federação enviaram desde suprimentos até agentes de segurança.

Por fim, em três dias, só a cidade do Recife registrou 194mm de chuva. Trata-se portanto de uma das três maiores precipitações da história da cidade. As outras aconteceram em 1986 (135mm) e em 1970 (335,8mm).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.