Como incentivar a qualidade de vida dos colaboradores?

Conseguir incentivar a qualidade de vida dos colaboradores é fundamental para garantir mais saúde para todos. Afinal, o gestor e o dono da empresa precisam criar um espaço que seja agradável para todos que ali circulam, concorda?

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática na sua empresa. Vamos adiante!

Como incentivar a qualidade de vida dos colaboradores?

Para incentivar a qualidade de vida dos colaboradores é preciso ficar atento ao que acontece dentro da corporação. Como é o dia a dia dos funcionários? E os ambientes pelos quais eles circulam? A cultura de feedback oferece motivação? E os treinamentos e desenvolvimentos, acontecem?

Refletir sobre a realidade atual é de suma importância para criar boas estratégias que providenciem mais qualidade de vida a todos.

Depois disso, veja as sugestões que trouxemos para você:

1. Ofereça um ambiente de trabalho agradável

O ambiente de trabalho, em si, precisa ser bem preparado. Isso porque o ambiente no qual estamos inseridos pode impactar na maneira como lidamos com as nossas atividades. Isso significa que um espaço apertado, bagunçado e sujo pode causar sensações de mal-estar, que prejudicam a qualidade de vida.

Em contrapartida, um ambiente bem iluminado, com circulação de ar, organização e higiene garante mais bem-estar.

2. Invista em bons feedbacks

Os feedbacks também devem ser utilizados na sua rotina. Se você quer ter funcionários engajados, motivados e felizes, os feedbacks precisam aparecer! Caso contrário, você poderá passar a sensação de descaso e falta de interesse, que impede que os colaboradores possam crescer e se sentirem bem dentro da empresa.

3. Ofereça treinamento e desenvolvimento

Da mesma forma que o feedback é capaz de motivar e trazer resultados positivos para os colaboradores, o treinamento e desenvolvimento também pode servir como um caminho para haver mais perspectivas de futuro, motivação e disposição no dia a dia de trabalho.

Isso decorre do fato de que os seus funcionários sentirão que fazem parte de algo maior, e não estão estagnados na carreira, agindo no piloto automático. Toda essa percepção ajuda na hora de incentivar a qualidade de vida dos colaboradores.

4. Crie ambientes para descanso e descontração

Ter espaços para o descanso e para se distrair também é uma excelente forma de incentivar a qualidade de vida dos colaboradores. Isso porque, no dia a dia de trabalho, devemos ter momentos de pausa, descanso e descontração para manter o nosso bem-estar e a nossa saúde cerebral.

Quando trabalhamos sem parar, focando apenas nos resultados sem fim, acabamos sobrecarregando a mente e o corpo, prejudicando nossa saúde.

Assim sendo, se você oferecer um ambiente para descanso e descontração, dentro da empresa, os seus colaboradores poderão viver esses momentos ao longo do dia, usando isso como uma base para mais qualidade de vida e saúde.

5. Incentive os cuidados com a saúde mental – por meio de palestras, anúncios, etc

Os cuidados com a saúde mental também devem ser incentivados. Fale sobre isso por meio de palestras, eventos, cartazes informativos, e-mail com folders, e assim por diante. Quanto mais informação for disseminada, melhor será. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.