Inadimplência: Brasil alcança record em outubro, maior nível em quase 4 anos

De acordo com o Banco Central, o nível de inadimplência no Brasil ao fim do mês de outubro foi o maior em quase 4 anos

O Banco Central do Brasil (BC) divulgou, nesta semana, dados que mostram o nível de inadimplência dos brasileiros ao final de outubro. De acordo com informações do BC, o mês terminou com níveis records de inadimplentes, o maior em quase 4 anos.

O resultado surgiu após o forte aperto monetário que o país vem sofrendo. Assim, houve o aumento significativo dos custos de empréstimos e taxas de juros nacionais.

A taxa de inadimplência em recursos livres aumentou para 4,2% em outubro, maior índice desde agosto de 2018, quando alcançou a margem de 4,22%.

Além disso, o Spread Bancário também se elevou. Assim, fechou em 30,3% ao final de novembro, contra 28,6% do mês anterior.

Inadimplência no Brasil: informações do Banco Central

O Banco Central fez um alerta, ainda, acerca do risco sobre a estabilidade financeira do Brasil. Ainda mais com a possível elevação dos gastos públicos. Não se sabe ao certo qual será a trajetória de endividamento que o país irá percorrer no novo governo, o que pode afetar diretamente a inflação e, consequentemente, o poder de compra da população.

De acordo com o BC, mesmo com as melhora da economia dos últimos tempos, não foi possível evitar a diminuição do poder de compra dos cidadãos brasileiros. Assim, uma situação reversa, ou seja, de aumento da inflação, poderá comprometer ainda mais o setor.

Como se livrar das dívidas atrasadas?

Se você é um dos milhares de brasileiros que possuem dívidas atrasadas, sabe o que é enfrentar dificuldades ao organizar as suas finanças. Mas saiba que esta não é uma tarefa impossível. Para te ajudar selecionamos as melhores dicas com estratégias para você se livrar da inadimplência. Veja:

  • Liste as suas dívidas: em primeiro lugar, é importante você conhecer os seus débitos. Quando você coloca “no papel” consegue visualizar com mais facilidade. Assim, fica mais fácil organizá-las;
  • Faça um orçamento: após visualizar os seus débitos, entenda a sua vida financeira. Para isso, crie um orçamento para identificar todas as entradas e saídas recorrentes do mês;
  • Converse com a família: converse com a sua família sobre onde é possível cortar gastos para sobrar mais dinheiro para a negociação dos débitos. Considere também a possibilidade de fazer uma renda extra para contribuir com os seus objetivos;
  • Crie prioridades: se você possui 2 ou mais dívidas em atraso, provavelmente não irá conseguir quitá-las de uma só vez. Por isso, é extremamente importante que você determine prioridades para elas. Por exemplo: você pode escolher negociar primeiro aquela dívida que conta com maior incidência de juros. Ou então pode dar prioridade para o débito que pode te fazer perder algum bem por alienação.

Mutirão para pagamento de dívidas atrasadas

As suas dívidas são de bancos ou financeiras? Se a respostas for positiva, ainda dá tempo de renegociá-las através do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O mutirão é uma iniciativa promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, em parceria com a Senacon, Banco Central do Brasil e Associação Procons Brasil.

O objetivo da ação é possibilitar que o consumidor tenha a oportunidade de conhecer e quitar seus débitos em atraso, através da negociação com as empresas.

Se você possui dívidas de bancos e financeiras em atraso e não possui bens dados como garantia, poderá participar do mutirão e regularizar a sua situação até o dia 30 de novembro. Mais de 160 instituições financeiras estão participando do programa.

Para ficar por dentro de todas as informações do mutirão, acesse a plataforma da FEBRABAN “Meu Bolso Em Dia”. Vale a pena conferir!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.