Veja como planejar o orçamento da empresa para eliminar dívidas

Confira as dicas de ouro que preparamos

O orçamento de uma empresa é fundamental para ter controle sobre as finanças, tomar decisões acertadas e não se comprometer com dívidas. Por isso que hoje, vamos orientar como planejar o orçamento da empresa para eliminar dívidas.

O orçamento, além de projetar os custos, ganhos, despesas e investimentos da empresa, oferece um controle total sobre as entradas e saídas do período considerado.

Como planejar o orçamento da empresa para eliminar dívidas -- Reprodução Canva
Como planejar o orçamento da empresa para eliminar dívidas — Reprodução Canva

O que é planejar o orçamento da empresa?

Planejar o orçamento da empresa significa organizar toda a contabilidade da empresa, e que deve ser feito para todo o ano civil. Dessa forma, ele servirá para rever os anos anteriores e planejar os anos posteriores.

Assim, divide-se o orçamento em quatro elementos:

  • Receita: valor financeiro que irá entrar na empresa;
  • Despesa: são os gastos que se relacionam com a manutenção da empresa;
  • Custo: são os gastos envolvidos com a produção e com as vendas dos produtos;
  • Investimento: são gastos realizados em infraestrutura da empresa.

Sabendo disso, ao planejar o orçamento da empresa, é preciso considerar qual a origem dos recursos, definir metas reais, e estar sempre revisando as decisões tomadas.

Como planejar o orçamento da empresa para eliminar dívidas?

Para planejar o orçamento da empresa e eliminar as dívidas siga as orientações que damos na sequência:

Entenda os significados de gasto, custo e despesa

Apesar de parecer que são sinônimos, cada um tem o seu significado na área contábil, e você precisa saber:

  • Gasto: são consumos financeiros feitos com a intenção de comprar algum produto e/ou serviço. Não possuem o objetivo de dar qualquer retorno financeiro;
  • Custo: os custos representam a compra de produtos, com a intenção de obter retorno financeiro como: insumos, matéria-prima, entre outros;
  • Despesa: são todos os gastos financeiros que são feitos de maneira periódica, e servem para manter a empresa em funcionamento.

Defina as razões pelas quais o orçamento é realizado

Para que mesmo você quer fazer um orçamento? Neste caso, o seu orçamento é feito para eliminar as dívidas da empresa.

Assim, estabeleça prazos para arrecadar dinheiro e gastá-lo. Defina metas para atingir estes resultados e planeje seu orçamento a partir de objetivos.

Faça uma previsão de vendas

Não interessa qual o tempo que sua previsão de vendas está relacionada, o que conta é que as vendas sejam realizadas para, assim, poder prever a entrada de receitas que farão parte do orçamento.

Faça a previsão das deduções

Prever as deduções significa, prever os gastos que estão envolvidos no processo das vendas como: embalagens, devoluções, tributos, frete, comissão, entre outros gastos.

Faça revisões constantes no orçamento

Rever o planejamento e confrontar os dados com a realidade do negócio, é uma das maneiras de perceber se os resultados estão sendo alcançados. Assim, é possível perceber as relações entre a realidade e o planejado, e monitorar os resultados obtidos.

Nas revisões, é possível garantir que os erros cometidos no planejamento do orçamento não interferem nos resultados da empresa.

Faça o monitoramento dos resultados

Toda vez que você faz o monitoramento dos resultados, você está avaliando se os objetivos estão sendo alcançados e se as mudanças ocorridas no ambiente ainda estão condizentes com o seu planejamento.

Muitas vezes, os mesmos resultados podem ser atingidos de diferentes maneiras.

Mas, e se as dívidas já estão presentes na empresa, como planejar o orçamento?

Se as dívidas já estão presentes, o controle sobre o orçamento é sempre mais necessário. 

Por isso, avalie constantemente todos os processos do orçamento e procure verificar alguns pontos como:

  • As vendas estão dando conta de reduzir o estoque de produtos e gerar as entradas necessárias para a empresa? Se não, é preciso atuar sobre o setor, motivando os colaboradores e aumentando as estratégias de vendas;
  • Os custos operacionais, estão tendo gargalos de produção? Se sim, é preciso rever os horários de trabalho, a necessidade de todos os colaboradores existentes, se há possibilidade de produção de outro produto que possa diminuir o tempo ocioso dos colaboradores, entre outras atitudes;
  • O que pode ser feito para reduzir as despesas? Este é um trabalho que precisa ser feito com todos os envolvidos na empresa, assim, é possível, reduzir despesas desnecessárias, e assim, diminuir as despesas mensais.

Eliminar as dívidas de uma empresa não é tão fácil como parece, mas, com persistência e determinação, é possível, além de sair das dívidas, prosperar.

Por fim, agora que você já saber como proceder, esperamos que o post de hoje sirva como um bom norte para lhe auxiliar sempre que for necessário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.