Imposto de Renda: Receita divulga data do 3º lote da restituição

Veja quando os pagamentos do 3º lote da restituição do Imposto de Renda. Confira quem poderá receber o saldo

A Receita Federal divulgou novos detalhes sobre os pagamentos do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. De acordo com as informações do Fisco, a ideia é liberar o saldo para os contribuintes a partir do próximo dia 31 de julho. O processo de consulta aos dados, no entanto, será liberado já a partir do dia 24 de julho.

Nos dois primeiros lotes de pagamentos da restituição, a Receita Federal liberou o saldo apenas para os cidadãos que se encontravam nos chamados grupos prioritários. A partir do dia 31, a liberação do saldo deverá ser feita também para aqueles que não estão nestes grupos. De todo modo, a regra de preferência seguirá existindo.

Segundo a Receita, a ideia é obedecer a seguinte ordem de escolha dos contribuintes:

  • Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que tiveram pendências com a malha fina, mas que foram posteriormente resolvidas;
  • Contribuintes com prioridade por terem escolhido a opção de declaração pré-preenchida ou o pagamento via Pix;
  • Contribuintes sem nenhuma prioridade específica.

Os lotes de restituição

Ao longo do ano, o objetivo da Receita Federal é realizar cinco pagamentos de lotes de restituição do Imposto de Renda. O primeiro deles foi realizado no dia 31 de maio e atendeu cerca de 4,1 milhões de pessoas. Já o segundo lote foi liberado no dia 30 de junho e atendeu pouco mais de 5,1 milhões de contribuintes.

Além do terceiro lote que está marcado para o final deste mês de junho, a Receita ainda deverá realizar mais dois pagamentos no decorrer deste ano. Veja abaixo o calendário completo:

  • 1º lote: consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio.(já pago)
  • 2º lote: consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho.(já pago)
  • 3º lote: consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
  • 4º lote: consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
  • 5º lote: consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.

Como é feita a consulta

Como é possível verificar no calendário acima, a cada pagamento o Fisco aponta duas datas. Uma delas representa o pagamento de fato, e a outra representa o dia exato da consulta pelo contribuinte. Sem precisar sair de casa, o indivíduo poderá verificar se o saldo vai ser liberado na sua conta ou não.

Para realizar a consulta, o cidadão precisa apenas abrir a página oficial da Receita Federal na internet e inserir os seus dados pessoais. O sistema solicita informações como o número do CPF, a data de nascimento e o ano correspondente do lote, que no nosso caso é 2023.

Imposto de Renda: Receita divulga data do 3º lote da restituição
Restituição poderá ser consultada a partir do dia 24. Imagem: Divulgação

Se preferir, o indivíduo também pode optar por uma consulta mais detalhada das suas informações acessando a plataforma do Meu Imposto de Renda, que está disponível no portal do e-CAC, ou no aplicativo de mesmo nome.

Caso o seu nome não esteja entre os selecionados para este terceiro lote, não há com o que se preocupar. Como dito, ainda existirão outros dois pagamentos no decorrer do ano. Se o seu nome estiver confirmado, basta aguardar mais uma semana pelo dia do seu pagamento.

Como receber a restituição

De acordo com as informações da Receita Federal, não é preciso realizar nenhum tipo de solicitação para receber o dinheiro da restituição do Imposto de Renda. Se você está entre os selecionados para o terceiro lote, o dinheiro será depositado automaticamente na conta que você informou no processo de declaração do Imposto de Renda.

Para as pessoas que optaram por receber a restituição via Pix, a lógica é basicamente a mesma. O dinheiro será liberado automaticamente na chave que foi informada no momento da declaração. Caso a conta ou chave não estejam funcionando, o cidadão poderá solicitar o saldo entrando em contato com o Banco do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.