• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Mundo Jurídico Aulas - Direito Constitucional

Ilicitude de Prova Decorrente de Abertura de Pacote Postado nos Correios sem Autorização Judicial

Gizelle Cesconetto por Gizelle Cesconetto
18 de agosto de 2020, 13:01h
em Aulas - Direito Constitucional, Aulas - Direito Penal, Mundo Jurídico, Notícias
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Em sessão virtual realizada em 14/08/2020 para julgamento do Recurso Extraordinário n. 1.116.949, o plenário do STF decidiu, em sessão virtual, que não é válida prova obtida mediante abertura, sem ordem judicial ou fora das hipóteses legais, de carta, telegrama, pacote ou meio análogo, ante a inviolabilidade do sigilo das comunicações prevista na CF.

Outrossim, por maioria, os ministros Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Gilmar Mendes seguiram o voto do ministro Edson Fachin.

Com efeito, embora o magistrado tenha mantido o reconhecimento da ilicitude da prova, teve fundamentação diversa, no que foi acompanhado pelos quatro ministros supramencionados.

Neste sentido, sobre a matéria, que tem repercussão geral reconhecida, Fachin propôs a seguinte tese:

“Sem autorização judicial ou fora das hipóteses legais, é ilícita a prova obtida mediante abertura de carta, telegrama, pacote ou meio análogo.”

 

O Caso

Neste caso, um policial militar da Defesa Civil do Paraná, durante o expediente, deixou no Protocolo Geral do Palácio Iguaçu uma caixa para remessa pelo serviço de envio de correspondência da Administração Pública.

Entretanto, os servidores públicos responsáveis pela triagem, desconfiados do peso e do conteúdo da embalagem, abriram o pacote e constataram a existência de 36 frascos com líquido transparente.

Posteriormente, a perícia constatou que os frascos continham substâncias entorpecentes sujeitas a controle especial.

Assim, o juízo do Conselho Permanente da Justiça Militar da Comarca de Curitiba condenou o policial a três anos de reclusão, em regime inicial aberto, substituídos por penas restritivas de direitos, em virtude da prática de tráfico de drogas cometido por militar em serviço.

Em contrapartida, a defesa sustentou a ilicitude da prova, em razão da inviolabilidade constitucional da correspondência.

Ato contínuo, na sentença, o juízo concluiu pela impossibilidade de o sigilo de correspondência legitimar práticas ilegais e destacou não estar em jogo a proteção da intimidade.

VocêPode Gostar

Mesária voluntária em seção eleitoral aguardando eleitores para atendimento nas eleições de 2026

Quer trabalhar nas eleições? Veja como se candidatar a mesário voluntário em 2026

11 de maio de 2026, 08:12h
Logos do INSS, Pé-de-Meia e Bolsa Família aparecem sobre fundo de dinheiro desfocado, indicando pagamentos liberados em maio.

Bolsa Família, INSS e Pé-de-Meia: veja a partir de quando os pagamentos de maio serão liberados

9 de maio de 2026, 21:59h
Identidade visual oficial das Eleições 2026 com a hashtag Voto na Democracia em fundo azul e amarelo degradê

Eleições 2026 se aproximam: confira os próximos prazos do calendário oficial

9 de maio de 2026, 11:19h

Isto se deu ao argumento de que não houve violação de comunicação escrita ou de conteúdo que veiculasse manifestação de pensamento.

Além disso, sustentou que a caixa, por qualificar-se como encomenda, não está inserida na inviolabilidade prevista na CF (artigo 5º, inciso XII).

Outrossim, o TJ/PR considerou a prova lícita e negou provimento à apelação interposta pela defesa.

Diante disso, a defesa reiterou no recurso interposto ao STF a tese de inviolabilidade da correspondência, aponta ofensa ao artigo 5º, incisos XII e LVI, da Constituição, pugnando pela absolvição do militar.

Voto do Relator

Inicialmente, para o relator, ministro Marco Aurélio, a inviolabilidade da correspondência versada no artigo 5º, inciso XII, da CF abrange comunicações entre pessoas, sejam elas realizadas mediante carta, telegrama, pacote ou meio análogo.

Assim, o dispositivo, para o ministro, não abre campo a controvérsias semânticas. Neste sentido, alegou:

“Não vivêssemos tempos estranhos seria desnecessário discutir se a inviolabilidade a envolver a intimidade, a privacidade e a livre expressão deve ou não ser flexibilizada. É inadequado manejar argumentos metajurídicos – no caso a suspeita quanto ao conteúdo do pacote –, no afastamento de garantia constitucional cujos contornos devem ser preservados.”

Ademais, o ministro destacou que o material aberto e apreendido estava protegido pela garantia constitucional e que, se existia suspeita, deveria ter sido buscada a via adequada de acesso ao conteúdo – qual seja, ordem judicial fundamentada, e não a violação.

Portanto, votou por dar provimento ao recurso, assentando a ilicitude da prova. O relator propôs a seguinte tese:

“É ilícita a prova obtida mediante abertura, sem ordem judicial, de carta, telegrama, pacote ou meio análogo, ante a inviolabilidade do sigilo das comunicações”.

Marco Aurélio foi acompanhado integralmente pelo ministro Lewandowski.

Fundamentação Distinta

Em seu voto, o ministro Edson Fachin observou que, no caso concreto, segundo relato do próprio tribunal de origem, a correspondência foi violada sem que fossem adotadas as cautelas legais, e sem que o ato fosse precedido de autorização judicial.

Assim, acompanhou o relator quanto ao entendimento pela ilicitude da prova. Mas o ministro apresentou entendimento e fundamentação distintos.

Para ele, a interpretação que tradicionalmente se faz do dispositivo constitucional em questão reconhece que seria possível ao legislador definir hipóteses fáticas em que a atuação das autoridades públicas não seriam equiparáveis à violação do sigilo.

Além disso, citou o regulamento dos Correios, o qual também prevê hipóteses em que a abertura de carta visa assegurar o funcionamento regular dos correios.

Quanto à CF/88, destacou que o sigilo de correspondência deve ser lido à luz dos direitos previstos nos tratados de direitos humanos.

Por conseguinte, deve seguir a interpretação a eles dada pelos órgãos internacionais de aplicação.

Em outras palavras, para o ministro, imperioso observar a necessidade de previsão legal de eventual restrição à inviolabilidade.

Tags: código penalConstituição Federaldireito constitucionaldireito penalIlicitude de Provamundo juridicoProva IlícitaRecente tese do STF
Gizelle Cesconetto

Gizelle Cesconetto

Advogada, formada em 2017 pela Universidade Positivo. Pós-graduada em Direito Constitucional e Direito Processual Penal. Mais de 6 anos de experiência com Direito do Consumidor, Direito do Trabalho e Direito Civil.

Artigos Relacionados - Posts

Mesária voluntária em seção eleitoral aguardando eleitores para atendimento nas eleições de 2026
Notícias

Quer trabalhar nas eleições? Veja como se candidatar a mesário voluntário em 2026

11 de maio de 2026, 08:12h
Logos do INSS, Pé-de-Meia e Bolsa Família aparecem sobre fundo de dinheiro desfocado, indicando pagamentos liberados em maio.
Benefícios Sociais

Bolsa Família, INSS e Pé-de-Meia: veja a partir de quando os pagamentos de maio serão liberados

9 de maio de 2026, 21:59h
Identidade visual oficial das Eleições 2026 com a hashtag Voto na Democracia em fundo azul e amarelo degradê
Notícias

Eleições 2026 se aproximam: confira os próximos prazos do calendário oficial

9 de maio de 2026, 11:19h
Mão segura um smartphone que exibe a tela inicial do aplicativo CNH do Brasil, plataforma oficial do Ministério dos Transportes e do Serpro para o processo de habilitação no país.
CNH

Governo divulga novo sistema para alunos encontrarem instrutores e autoescolas; veja como funciona!

8 de maio de 2026, 10:19h
Título de eleitor brasileiro usado para ilustrar a reabertura do cadastro eleitoral em 2026
Curiosidades

Perdeu o prazo para tirar ou regularizar o título em 2026? Saiba quando o cadastro eleitoral será reaberto

7 de maio de 2026, 15:19h
Mão segurando smartphone com app e-Título aberto, exibindo título digital com foto e QR Code, bandeira do Brasil ao fundo
Notícias

Aplicativo e-Título: veja se é possível alterar a imagem do eleitor

7 de maio de 2026, 07:49h
Próxima postagem
UEM

UEM muda data do Vestibular 2020 para não chocar com nova data do Enem Digital

TRF-4 confirma o direito de contratação pública temporária de profissional da educação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Aposentada sorrindo ao lado do logo do INSS e cédulas de dinheiro, ilustrando pagamento da segunda parcela do 13º salário sem descontos.

13º salário do INSS: veja quem pode receber a segunda parcela sem descontos

11 de maio de 2026, 21:59h
Jovem estudante com mochila segurando cadernos ao lado de texto "Vaga para nível médio em MG" sobre fundo verde.

Vagas para nível médio em MG: edital da Prefeitura abre inscrições nesta terça-feira (12)

11 de maio de 2026, 21:19h
Conjunto de cédulas de cinquenta reais dispostas em leque sobre superfície clara

Tesouro Reserva estreia no mercado com rendimento ligado à taxa Selic; saiba mais!

11 de maio de 2026, 20:49h
Smartphone exibindo a logo colorida do Programa Bolsa Família ao lado de cédulas de cem, cinquenta e vinte reais sobre mesa de madeira

Bolsa Família: pagamento de R$ 850 é confirmado para o mês de maio

11 de maio de 2026, 20:19h
Mulher praticando exercício de yoga ao ar livre em paisagem montanhosa com a logo Google Health em destaque

Nova interface do Google promete atuar como “coach de saúde”; veja detalhes

11 de maio de 2026, 19:49h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.