Hábitos que estudantes devem abandonar: Conheça cada um deles

Você sabia que existem hábitos que estudantes devem abandonar para ter bons resultados em suas carreiras acadêmicas? E ainda, que esses hábitos costumam causar malefícios sem que a pessoa se dê conta no curto prazo? Pois é!

Reconhecer quais são as atitudes nocivas é indispensável para evitá-las e assim poder colher bons frutos no futuro. Para saber quais são os hábitos, continue lendo nosso conteúdo.

Veja quais hábitos que estudantes devem abandonar

Os hábitos que estudantes devem abandonar, em um primeiro momento, podem parecer inofensivos. Porém, quando paramos para visualizar os efeitos no médio e longo prazo, conseguimos notar o quanto podem ser prejudiciais para a saúde mental e os estudos. São eles:

1- Ser “multitarefa”

Foi-se o tempo em que ser “multitarefa” era sinônimo de algo bom. Afinal, já foi mais do que provado que esse tipo de atitude apenas prejudica a concentração. Por isso, procure sempre manter o foco em uma única tarefa por vez, pois, caso contrário, você não conseguirá manter a atenção plena em nada que você estiver fazendo.

2- Dormir pouco ou não ter uma rotina de sono

O ato de dormir mal pode ser extremamente prejudicial para qualquer estudante. Isso porque a concentração fica prejudicada; o cansaço mental desencadeia a procrastinação; o sono de má qualidade pode matar neurônios; e a memória não consegue desempenhar o seu papel de maneira eficiente.

Portanto, pratique a higiene do sono e procure sempre dormir e acordar no mesmo horário, evitando uma oscilação na quantidade de horas dormidas.

3- Consumir alimentos que não fazem bem à saúde

Alimentos industrializados ou rico em açúcares podem ser prejudiciais para a saúde de diversas maneiras. Além disso, não agregam em nada na saúde cerebral. Por isso, procure consumir mais alimentos ricos em ômega 3 e prefira frutas, verduras e legumes.

4- Não praticar exercícios

A falta de exercícios físicos também é responsável por causar a morte de neurônios. Além disso, impede que possamos ter um descanso de qualidade e prejudica a saúde cerebral como um todo.

Com isso em mente, inicie exercícios que sejam adequados à sua rotina, sempre priorizando o seu bem-estar e sua saúde.

5- Não ter nenhum tipo de lazer/hobby

Esquecer-se do lazer e dos hobbies é muito prejudicial para os estudos. Sendo assim, este é um dos hábitos que estudantes devem abandonar o quanto antes!

Afinal, a carga de estresse e ansiedade que os estudos em excesso provocam podem atrapalhar a memorização e a aprendizagem. Portanto, busque ter momentos de descontração, onde você se diverte e socializa com seus amigos.

6- Não dividir os estudos de maneira coerente

Não saber priorizar os estudos, ou então, deixar a matéria difícil para estudar no final, são hábitos que estudantes devem abandonar hoje. Isso porque essas atitudes podem causar mais exaustão, além de que você se sentirá “parado no lugar”.

Afinal, a única forma de saber que você está evoluindo é através da conclusão das suas prioridades. Saiba traçá-las e siga-as com coesão e sem exagerar na quantidade de horas dedicadas a cada uma.

7- Usar apenas um tipo de estímulo para estudar

Para fechar a nossa lista, lembre-se de que nós temos cinco sentidos, que são responsáveis por nos auxiliar no reconhecimento do mundo. Portanto, use-os para melhorar a sua capacidade de raciocínio, aprendizagem e memorização.

Fuja de um estudo monótono baseado apenas na leitura. Comece a fazer mapas mentais, portfólios de trabalhos, entre outras atividades que estimulem outros sentidos. Acredite, esse hábito transformará os seus resultados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.