Como vencer a procrastinação? Veja dicas que podem te ajudar

Vencer a procrastinação é o sonho de muita gente, para assim ter um dia-a-dia mais produtivo e eficiente. Afinal, a atitude de procrastinar pode provocar não apenas atrasos, como também impactos intensos na saúde mental e no bem-estar de qualquer pessoa.

Por isso, pensar em formas de vencê-la é importante para garantir uma rotina mais leve e saudável. Veja, portanto, formas de lidar com a procrastinação:

Como vencer a procrastinação de maneira eficiente?

Vencer a procrastinação é essencial para garantir uma rotina adequada às demandas que são a nós destinadas, diariamente. Para isso, algumas medidas simples poderão lhe ajudar. Veja:

1- Saiba detalhadamente o que deve ser feito (e quando)

Saber exatamente o que você precisa executar é o primeiro passo. Isto é, não adianta apenas saber que precisará entregar um trabalho na faculdade, semana que vem… É preciso saber exatamente o tema, o número de capítulos e tudo que deverá ser executado.

Além disso, é importante ter anotado em sua agenda a data final para a entrega do trabalho em questão. Portanto, passo número um: sente-se e anote tudo que deve ser feito, como deve ser feito e até quando deve ser feito.

2- Quebre cada tarefa em partes menores – e mais atingíveis

Com o mapeamento das tarefas sendo concluído, você deverá diminuí-las em partes menores. Por exemplo, vamos supor que o trabalho que citamos acima é de 10 capítulos, e que cada qual possuirá cerca de 5 subtópicos.

Neste caso, são 50 tópicos que deverão ser concluídos antes do prazo. No entanto, você deverá analisar (de maneira concisa e sem se sabotar) quantos tópicos possivelmente você terminará, todos os dias.

Considere uma margem de erro, obviamente. Por exemplo, se você crê que consegue fazer 6 por dia, estipule 5, para se houver um imprevisto em algum dia, você esteja mais adiantado do que atrasado, ok?

Você precisará calcular o tempo que leva para executar cada etapa das tarefas, para assim criar um cronograma de acordo com a sua realidade.

3- Pratique a técnica de mindfulness

Entendido tudo o que precisa ser feito, é preciso que você aprenda a pensar no presente. Apesar de que o prazo é importante, você já terá dividido as tarefas de maneira consciente e, portanto, deverá focar no que está sendo feito neste exato momento.

Quanto à técnica de mindfulness, é exatamente isso que você deverá exercitar. Observe o que você está escrevendo/lendo/estudando. Atente-se para a sua respiração, para a iluminação do ambiente, para as sensações que o seu corpo sente. Esteja presente na atividade executada e deixe o passado e o futuro de lado.

4- Como vencer a procrastinação: Pense em como você se sentirá no futuro

Antes de desistir de uma tarefa para comer um chocolate, tomar um café ou assistir um vídeo, tente pensar em como o seu “eu do futuro” se sentirá diante disso. Ou seja, pense como você se sentirá se não concluir a etapa que você havia estipulado.

Assim, você terá um gás a mais para ter a sensação de bem-estar mais tarde, pois sabe que ao concluir a tarefa, o seu “eu do futuro” terá o momento de tomar o café de um modo mais despreocupado.

5- Crie possibilidades de recompensas

Por fim, para vencer a procrastinação é preciso que você crie recompensas. Como dito acima, você pode pensar em como se sentirá depois que concluir a tarefa dentro do prazo, mas é possível criar outros tipos de estratégias de recompensa.

Você pode, por exemplo, se recompensar com uma hora de folga, um passeio, comprar algo que você gosta, etc. Crie objetivos recompensadores para cada tarefa finalizada.

Vencer a procrastinação é mais fácil do que você imagina. Entretanto, é preciso determinação e desenvolvimento do autocontrole para isso acontecer. Invista em você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.