Habilidades socioemocionais: Veja como desenvolvê-las

As habilidades socioemocionais precisam ser desenvolvidas desde a nossa infância. São elas que nos auxiliam nas relações sociais e no gerenciamento das emoções que se envolvem com essas situações de sociabilidade.

Sem essas habilidades, podemos ser impulsivos, retraídos ou inconsequentes, gerando maus relacionamentos e infelicidades ao longo da vida. Por isso, saber desenvolver cada uma dessas habilidades é fundamental para ter mais qualidade de vida. Veja como você pode fazer isso, acompanhando o conteúdo de hoje.

Quais são as principais habilidades socioemocionais e como desenvolvê-las?

Entendida a importância que as habilidades socioemocionais têm sobre a vida de todas as pessoas, vamos agora conhecer as quatro principais e quais são as melhores formas de exercitá-las. Veja:

Resiliência

A resiliência nada mais é do que a capacidade de enxergar pontos positivos mesmo nas piores situações. Além disso, é aquela habilidade de conseguir “dar a volta por cima”, adaptando-se às adversidades e encontrando caminhos de recomeçar, crescer ou restabelecer-se.

Para desenvolvê-la, é preciso equilibrar as emoções que surgem diante de um “fracasso”. Ter a paciência de lidar com algo ruim e pensar em estratégias para sair da situação fazem parte da resiliência.

Porém, não confunda essa habilidade com “ignorar” o problema. Mas sim, entenda como a capacidade de, dentro do seu tempo e dos seus limites, encontrar novos caminhos para seguir em frente. Para isso, sempre pondere sobre novas possibilidades para a sua vida.

Empatia

A empatia é uma das habilidades socioemocionais fundamentais dentro de qualquer relação. É ela quem fará com que você pense antes de agir, ponderando sobre o quanto a sua ação pode impactar a vida de outra pessoa. É a empatia que nos impede de tomar ações impensadas e impulsivas, tendo em vista que podemos partir da premissa de “não fazer com os outros o que não queremos que seja feito conosco”.

Para exercitá-la, comece a tentar enxergar pelos olhos dos outros. Coloque-se no lugar da pessoa que “sofrerá” impactos com uma ação sua. Imagine que você é ela… Você gostaria que ela agisse com você, da forma como você age com ela? Se a resposta for não, então você já sabe: é hora de mudar as suas atitudes.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das habilidades socioemocionais capazes de fazer você ser mais equilibrado mentalmente e emocionalmente. Afinal, é a partir desse autoconceito que você poderá reconhecer seus pontos fortes e fracos, evitando se expor à situações que não sejam condizentes com os seus desejos, sonhos e valores.

Para desenvolver o autoconhecimento, comece a analisar o que você gosta, o que você sabe fazer e o que você não tem tanta afinidade. Conheça, a cada dia, um pouco mais sobre quem você é, quem você sonha ser e como você chegará nesse objetivo.

Cooperação

A cooperação é fundamental para um bom trabalho em equipe. É através dela que podemos nos comunicar de maneira clara e praticar a escuta ativa, atentando-se ao que as outras pessoas têm a nos dizer. Assim, conseguimos melhores resultados e interações, resolvendo problemas de maneira mútua.

Para praticar a cooperação, comece a exercitar a sua tolerância. Ouça o que o outro tem a dizer e tente compreender o lado da outra pessoa, antes de negar a ideia dela e querer impor a sua. Assim, as suas habilidades socioemocionais serão bem exploradas e todas as suas relações podem melhorar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.