O que são habilidades portáteis?

As habilidades portáteis podem ser muito enriquecedoras para o dia a dia corporativo. Porém, nem todas as pessoas conhecem esse tipo de habilidade e tampouco se dão conta de que são mais habilidosas do que imaginavam.

Sendo assim, fizemos este guia com o intuito de ajudar você no seu autoconhecimento e autodesenvolvimento. Acompanhe e confira!

O que são habilidades portáteis?

As habilidades portáteis podem ser entendidas como habilidades utilizadas em mais de uma área de nossas vidas. Dito de outro modo, elas não se limitam apenas ao ambiente corporativo, mas sim, caminha conosco na nossa vida pessoal, amorosa, doméstica, enfim!

Essas habilidades são desenvolvidas à medida que adquirimos responsabilidades ao longo da vida. Quando compramos a nossa própria casa, ficamos responsável pela gestão desta, e isso faz com que a nossa capacidade de gestão e de organização sejam desenvolvidas. Sendo assim duas habilidades transferíveis/portáteis.

Exemplos de habilidades portáteis

Hoje, podemos ver uma série de exemplos de habilidades transferíveis no dia a dia das pessoas. Descubra quais deles você pode ter:

  • Gestão de conflitos: Lidar com pessoas, de maneira geral, não é tão simples. Com uma boa gestão de conflitos interpessoais, isso se torna mais fácil. Porém, onde temos que usar essa habilidade? Em nossos relacionamentos pessoais e até mesmo com nossos filhos!
  • Organização e gestão do tempo: Cuidar de uma família é o mesmo que ser organizado e gerir o tempo, certo?
  • Flexibilidade e resiliência: A maternidade pode abrir portas para grandes desafios. Precisamos ser mais flexíveis e resilientes diante dessa fase da vida. Sendo assim, essas duas habilidades podem muito bem ser usadas em diversos contextos diferentes.
  • Organização financeira e administração: Ser responsável por uma casa inteira pode nos ajudar a ser melhores administradores do dinheiro.
  • Organização de “estoque”: Manter a casa abastecida também nos ensina muito sobre estoque, não é mesmo?

Esses são apenas alguns dos exemplos, mas podem haver muito mais. Basta você analisar as suas responsabilidades diárias e ver quais delas podem ser entendidas como uma habilidade portátil. Temos certeza de que você tem muito mais habilidades do que imaginava! Basta praticar o autoconhecimento. 😉

É possível desenvolver habilidades portáteis?

Com toda certeza! As habilidades portáteis, assim como qualquer outra habilidade, podem ser desenvolvidas tranquilamente. Para isso, você precisa se entregar a novos e grandes desafios, mergulhando em diferentes responsabilidades e fugindo da zona de conforto.

Assim você começará a viver experiências diversas e poderá, dentro delas, absorver muitas habilidades que até então estavam “adormecidas” dentro de você.

Além disso, lembre-se de se perguntar quais são as habilidades que você já tem, e experimente explorá-las e desenvolvê-las ainda mais.

E, por fim, não se esqueça de incluir essas habilidades nos seus perfis profissionais nas redes sociais, bem como no seu portfólio e currículo. Dessa forma você ajuda o mundo a conhecer mais sobre as suas grandes atribuições profissionais!

Vale a pena praticar essa autodescoberta e assim impulsionar ainda mais a sua imagem profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.