Você já ouviu falar em habilidades transferíveis?

As habilidades transferíveis são excelentes e podem mudar a sua carreira da água para o vinho, se você assim permitir.

Embora muitas pessoas ainda não conheçam o conceito, ele é fundamental em um mercado de trabalho tão competitivo como hoje em dia.

Por isso, unimos informações sobre o tema para você saber mais e conseguir pensar em estratégias de incrementar o seu currículo – e o seu dia a dia no trabalho.

Acompanhe e saiba mais!

O que são as habilidades transferíveis?

As habilidades transferíveis são aquelas habilidades que temos, mas, que não necessariamente associamos com o nosso dia a dia de trabalho.

Se você administra a sua casa, por exemplo, pode perceber que são necessárias habilidades como: organização; administração do tempo; relacionamento com os familiares; etc. Esses conhecimentos são colocados em prática, todos os dias, na sua residência. Mas será que você demonstrou tê-los, no momento em que escreveu o seu perfil profissional ou currículo? Pois é!

É claro que você não fará uma lista interminável de habilidades transferíveis no seu currículo. Mas pode, muito bem, mencionar aquelas que fazem sentido para a vaga na qual você está concorrendo. Abaixo damos mais exemplos.

Exemplos de habilidades transferíveis

São diversas as habilidades transferíveis que existem atualmente. Algumas mais significativas, enquanto outras servem mais de complemento para o dia a dia de trabalho. Veja alguns exemplos:

  • Trabalhar sob pressão: Se você já morou no exterior e fez intercâmbio, sabe a pressão que essa situação promove. Esta é, portanto, uma habilidade transferível.
  • Adaptação: Você tem vivenciado grandes mudanças na sua vida pessoal? Isso pode significar que você seja uma pessoa com excelente capacidade de adaptação e resiliência.
  • Você é o “chefe da casa”: Isso pode demonstrar uma maior capacidade de liderança.
  • Organização de tarefas e administração do tempo: Se você é aquele que executa as atividades domésticas, mesmo em um espaço de tempo curto, significa que tem grande capacidade de organizar tarefas e administrar o tempo.
  • Motivação e entusiasmo: No seu dia a dia, você é aquela pessoa que persiste e vai até o fim, ou que desiste e procrastina?  Se o seu caso for o primeiro, essas habilidades de motivação e entusiasmo podem ser úteis no trabalho.
  • Foco e concentração: Você gosta de tocar instrumentos? Aprende novas melodias com facilidade? Isso pode denunciar uma grande capacidade de concentração e foco.

Poderíamos listar muito mais habilidades transferíveis. Porém, cabe a você saber visualizar o seu cotidiano, a fim de encontrar aquelas habilidades que fazem parte de quem você é.

E não precisa ser habilidades acima da média, ok? Às vezes, é na simplicidade que se encontram os melhores atributos para conquistar uma vaga de emprego.

Pratique o autoconhecimento e reconheça as suas próprias habilidades

Comece a praticar o autoconhecimento hoje mesmo. Assim você começará a descobrir uma série de habilidades transferíveis que possui, mas sequer tinha se dado conta. E assim, poderá passar uma imagem profissional ainda mais interessante e inspiradora.

Faça essa autoanálise e encontre, dentro de você, atributos que você nunca tinha percebido que tem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.