Governo Federal deixou o processo de reconhecimento facial no aplicativo gov.br mais fácil; confira mudança

O reconhecimento facial é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais comum em nossa vida cotidiana. A atualização do aplicativo gov.br mostra como essa tecnologia pode ser usada para tornar os serviços governamentais mais seguros e acessíveis para todos.

O Governo Federal anunciou recentemente uma série de melhorias no processo de reconhecimento facial no aplicativo gov.br, buscando simplificar e agilizar essa etapa para os usuários. Essa medida visa aprimorar a experiência dos cidadãos que utilizam serviços governamentais digitais, tornando o acesso mais eficiente e seguro.

Uma das principais mudanças consiste na ampliação dos métodos de verificação de identidade, permitindo que os usuários optem por utilizar a camera traseira do seu aparelho. Essa flexibilidade oferece uma alternativa conveniente para aqueles que podem enfrentar dificuldades na captura da imagem facial, garantindo um processo mais inclusivo e acessível.

Além disso, o Governo Federal implementou melhorias na tecnologia de reconhecimento facial em si, tornando-a mais precisa e confiável. Isso contribui significativamente para a segurança dos serviços digitais, protegendo os dados dos usuários contra possíveis fraudes ou usos indevidos.

Mudanças no Processo de Reconhecimento Facial

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos atualizou o aplicativo gov.br para facilitar o processo de reconhecimento facial . A nova versão permite que a biometria seja realizada pela câmera traseira dos dispositivos móveis. Essa atualização tem como objetivo auxiliar usuários que possuem aparelhos mais antigos, além de beneficiários de pessoas com deficiência e idosos.

Com a atualização, se um usuário encontrar dificuldades para tirar uma foto adequada, ele pode pedir ajuda a um conhecido. O processo de reconhecimento facial foi pensado para ser mais inclusivo e acessível.

Crescimento da Plataforma

Atualmente, a plataforma gov.br possui 152 milhões de cadastros e oferece 4,2 mil serviços digitais. Entre eles, estão a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, prova de vida, abertura de empresas, Meu SUS Digital e documentos militares.

Níveis de Conta

O aplicativo possui contas com status “bronze”, “prata” e “ouro”. Esses níveis são diferenciados pelo grau de segurança, tipos de serviços prestados e transações que podem ser realizadas.

Ao criar o login, o cidadão começa com o selo bronze. Para avançar para o nível prata, é necessário fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco.

Para ter acesso ao nível máximo de segurança, é preciso ter uma conta ouro. Nesse estado, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional).

Benefícios do Reconhecimento Facial

O reconhecimento facial é uma tecnologia que pode oferecer muitos benefícios, especialmente quando se trata de segurança e conveniência. Aqui estão alguns dos principais benefícios do uso do reconhecimento facial no aplicativo gov.br:

  1. Segurança aprimorada : O reconhecimento facial é uma forma eficaz de autenticação, pois é difícil de falsificar. Isso torna a plataforma gov.br mais segura para os usuários.
  2. Conveniência : O reconhecimento facial é rápido e fácil de usar. Os usuários não precisam lembrar de senhas ou códigos PIN, o que torna o processo de login mais conveniente.
  3. Acessibilidade : A atualização do aplicativo torna o reconhecimento facial mais acessível para pessoas com deficiência e idosos. Isso significa que mais pessoas podem usar a plataforma gov.br e aproveitar os serviços que ela oferece.

Iniciativa reflete o compromiso do Governo Federal

O reconhecimento facial é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais comum em nossa vida cotidiana. A atualização do aplicativo gov.br mostra como essa tecnologia pode ser usada para tornar os serviços governamentais mais seguros e acessíveis para todos.

Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo Federal em modernizar e simplificar a prestação de serviços públicos, alinhando-se às demandas e expectativas da sociedade contemporânea. Ao facilitar o processo de reconhecimento facial no aplicativo gov.br, o governo promove a eficiência, a transparência e a segurança no acesso aos serviços governamentais, beneficiando milhões de cidadãos em todo o país

Esperamos que a nova atualização do aplicativo gov.br facilite o acesso e uso dos serviços digitais para todos os brasileiros. Se você ainda não possui uma conta no gov.br, agora é um bom momento para criar uma e começar a aproveitar os benefícios do reconhecimento facial .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.