CNH: quanto preciso pagar para renovar a habilitação em 2024?

Após o prazo estipulado, que varia de acordo com a idade e a categoria da CNH, é necessário solicitar a renovação do documento para continuar conduzindo legalmente.

Como você sabe que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que comprova sua competência para dirigir veículos. No entanto, a CNH não é vitalícia e precisa ser renovada periodicamente. Sendo assim, a seguir, você encontrará um guia completo sobre como renovar sua CNH em 2024, incluindo o valor, prazo e as etapas do processo.

Quem precisa renovar a CNH?

A CNH possui uma validade e deve ser renovada periodicamente para confirmar se o condutor continua apto a dirigir. Após o prazo estipulado, que varia de acordo com a idade e a categoria da CNH, é necessário solicitar a renovação do documento para continuar conduzindo legalmente.

A Lei 14.071/2020 definia novos prazos de validade para a CNH, que entrou em vigor em abril de 2021:

  • 10 anos para condutores com menos de 50 anos;
  • 5 anos para condutores com idade entre 50 e 69 anos;
  • 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.

Condições para a renovação 

Para renovar a CNH, é necessário cumprir algumas condições:

  • A CNH deve ser regular, ou seja, não pode ser suspensa ou cassada. Caso esteja, será necessário regularizá-la antes da renovação.
  • O condutor deve iniciar o processo de renovação até 30 dias após o vencimento da CNH. Após esse prazo, dirigir com uma CNH vencida é considerado uma infração gravíssima.
  • Não deve haver nenhum processo administrativo ou criminal em andamento que impeça a renovação da CNH.
  • É possível solicitar a inclusão ou exclusão da observação do “Exercício de Atividade Remunerada” (EAR) no documento.

Documentos necessários para a renovação da CNH

Para renovar sua CNH, você precisará dos seguintes documentos:

  • Documento de Identidade (RG), original e cópia;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), original e cópia;
  • Comprovante de residência, original e cópia;
  • CNH anterior, original e cópia.

Como renovar uma CNH online?

A maioria dos estados brasileiros já permite a renovação da CNH online. O processo para renovar a CNH online varia de estado para estado, mas geralmente envolve as seguintes etapas:

  1. Acesse o site do Detran do seu estado e busque a opção de renovação da CNH.
  2. Preencha os dados solicitados e siga as instruções para agendar os exames necessários.
  3. Realize o pagamento das taxas de renovação.

O valor para renovar a CNH varia de estado para estado. Em geral, são cobradas taxas para a realização de exames médicos e psicológicos, além das taxas de emissão da nova CNH.

Após o pagamento das taxas de renovação, você deverá agendar os exames médico e psicológico. Esses exames são obrigatórios para todos os motoristas e servem para avaliar se você está apto a dirigir um veículo.

Quando a renovação da CNH fica pronta?

Após a realização dos exames e a aprovação no processo de renovação, uma nova CNH será enviada para o seu endereço cadastrado no Detran. O prazo para a entrega do documento varia, mas geralmente leva cerca de 10 dias úteis.

Consequências de não renovar

Dirigir com CNH vencida é considerado uma infração gravíssima. Além da multa, o motorista recebe 7 pontos na carteira e pode ter o veículo retido até que um motorista habilitado se apresente.

Exames adicionais para a renovação 

Além dos exames médico e psicológico, alguns motoristas podem precisar realizar exames adicionais para renovar a CNH. Por exemplo, os motoristas das categorias C, D e E precisam de um exame toxicológico, que deve ser feito a cada dois anos e meio, independentemente da validade da CNH.

Isenção das taxas de renovação da CNH

Em alguns estados, é possível solicitar a isenção das taxas de renovação da CNH, dependendo das condições financeiras do solicitante.

Esperamos que este guia tenha sido útil para você saber como ter renovação de sua CNH em 2024. Lembre-se de iniciar o processo de renovação com antecedência para evitar multas e outros problemas. Dirija com responsabilidade e mantenha sua CNH sempre em dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.