• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Direitos do Trabalhador

Governo e MPF debatem projeto de lei que ajudará órfãos da Covid-19

Aline Armond por Aline Armond
18 de agosto de 2021, 16:29h
em Direitos do Trabalhador
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Recentemente, muitos projetos vem surgindo com a intenção de proteger os chamados órfãos da pandemia. Isto é, aquelas crianças e adolescentes que perderam seus responsáveis em razão da Covid-19.

Nesse sentido, estados da região nordestina que compõem o Consórcio do Nordeste, já iniciaram um benefício para dar suporte a estes menores de 18 anos. Contudo, o debate também chegou ao meio nacional, de modo que a Câmara dos Deputados vêm estudando a implementação do Projeto de Lei 1305 de 2021.

Para avançar na discussão, portanto, a Casa Legislativa marcou uma reunião para a última terça-feira, dia 17 de agosto, a pedido do autor da proposta, deputado Flávio Nogueira (PDT-PI). Assim, a Comissão de Seguridade Social e Família convidou:

  • Danyel Iório de Lima,  diretor do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério da Cidadania, ;
  • Maurício José Silva Cunha, secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos;
  • Ministério da Economia, que deveria indicar um representante;
  • Viviane Ferreira Dourado, conselheira Tutelar do Cruzeiro (DF);
  • Zélia Luiza Pierdoná, Procuradora Regional da República da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão.

Representantes do governo federal e do Ministério Público Federal fazem sugestões no projeto

Na ocasião da reunião agendada para ontem, 17 de agosto, representantes do governo federal e do Ministério Público Federal apresentaram opiniões para o projeto de lei.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

Desse modo, os órgãos sugeriram que o Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas) destinasse uma pensão individual a cada mês, no valor de  salário mínimo. Dessa maneira, as crianças e adolescentes que perderam ambos os pais poderiam ter um apoio financeiro.

Nesse sentido, a relatora do PL 1305/21, deputada Soraya Manato (PSL-ES) indica o número de 130 mil órfãos da Covid. O número, inclusive, está em concordância com pesquisa recente da revista Lancet.

Segundo a deputada, portanto, o projeto pretende amenizar os efeitos destas perdas. Ela declara que “o projeto vem apaziguar esse hiato muito grande que vai ser traçado na vida desses pequenos brasileiros”.

VocêPode Gostar

Calendário de agosto de 2026 ao lado de cédulas de real sobre uma mesa, ilustrando o calendário de pagamentos do Bolsa Família, INSS e Pé-de-Meia.

Bolsa Família, INSS e Pé-de-Meia: pagamentos em agosto de 2026, datas, valores e regras para receber

6 de agosto de 2026, 18:56h
Congresso Nacional, em Brasília, ilustrando o esclarecimento do Senado sobre a falsa informação de aposentadoria do INSS aos 67 anos.

Aposentadoria do INSS aos 67 anos é fake news; Senado esclarece sobre idade mínima

6 de agosto de 2026, 12:06h
Trabalhadores em ambiente corporativo durante o expediente, representando o possível adiamento do fim da escala 6x1 para depois das eleições de 2026.

Debate sobre o fim da escala 6×1 pode ser adiado para depois das eleições

6 de agosto de 2026, 11:29h

Desse modo, a deputada entende que os parlamentares de mais representantes do governo devem se unir para proteger esses menores de idade. Soraya Manato, então, diz que eles estão aqui para “aparar as arestas, ver o que podemos fazer para que o texto fique ainda melhor, que acompanhe todos os requisitos da legislação, mas o nosso objetivo principal realmente são as crianças e os adolescentes órfãos desta pandemia”.

Além disso, a conselheira tutelar Viviane Dourado, do Cruzeiro (DF),  também defendeu a criação de um apoio financeiro aos órfãos da pandemia. De acordo com a conselheira, “existe um luto, a perda afetiva, o desgaste emocional e psicológico e o aumento da vulnerabilidade social”.

O grupo debateu outros pontos do projeto, ainda, a fim de prosseguir com sua criação.

Vulnerabilidade Social

Indo adiante, os integrantes da reunião também destacaram que o projeto de lei não menciona a proteção da Previdência Social. Isso é, não diferencia as crianças e adolescente que tinha pais segurados pelo INSS (Instituto Nacional de Segurança Social), daqueles que não.

Neste caso, os responsáveis que faleceram, dentro de um contexto de vulnerabilidade social, poderiam não contar com o suporte do outro grupo. Portanto, isso poderia causar uma “sobreposição de benefícios”, ou seja, menores que irão receber pensão previdenciária pela morte de seus pais, em conjunto com o benefício em discussão.

Dessa maneira, muitos dos que estavam presentes entenderam ser importante fazer essa delimitação, para não gerar situações de injustiça. Sobre o assunto, então, Zélia Pierdoná, procuradora regional da República da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão entende que “o texto, do jeito que está, vai acabar criando uma situação vantajosa em relação a outros órfãos, que não os da Covid”.

Nesse sentido, a procuradora acrescenta que “morreram o pai e a mãe de uma criança que tem um patrimônio enorme. Não há necessidade dessa proteção. Mas é óbvio que, para aquele que não tem proteção, o Estado tem de dar”.

Do mesmo modo, concordaram com Zélia Pierdoná:

  • o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Mauricio Cunha
  • o diretor de Proteção Social Especial do Ministério da Cidadania, Danyel Iório

Quantas pensões uma família poderia receber?

Além disso, a reunião também pautou a quantidade de pensões que uma família poderia receber, no casa de mais de um órfão, por exemplo. Assim, Mauricio Cunha alertou que o projeto de lei também não delimitava essa quantidade. Então, será importante indicar o limite de apenas um benefício, independente da quantidade de menores.

Ademais, o secretário discordou de outro ponto do texto. De acordo com ele, ao contrário do que indica o projeto, o Conselho Tutelar não possui a atribuição de fiscalizar o uso correto dos recursos. Isto é, de analisar se o novo responsável do menor estará utilizando os valores no melhor interesse da criança ou adolescente. Assim, Mauricio Cunha indica que “a atribuição fiscalizatória de recursos públicos é de outros órgãos criados com esse objetivo, como o Ministério Público”.

Ele, ainda, também levantou a hipótese de incluir pessoas com deficiência, para além da idade, que perderam seus responsáveis em razão da Covid-19. Contudo, estes também devem conter um limite de vulnerabilidade social, ou seja, de pais que recebiam uma baixa renda, assim como os demais.

Em conjunto, Danyel Iório alertou sobre a falta de números oficiais do Brasil sobre a quantidade de órfãos pela Covid-19. Dessa maneira, o diretor também se preocupou com a possibilidade de órfãos, por outras causalidades que não o coronavírus, possam se sentir injustiçados. Logo, caso isso aconteça, o governo federal poderá sofrer com processos judiciais que questionem o fato. Assim, ele questiona, “se os órfãos dessa situação da Covid são meritórios de mais uma segurança, por que não os demais?”.

Governo fala de medidas de combate à pandemia

Por fim, representando o governo, o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Mauricio Cunha também frisou as medidas que o governo vem tomando.

De acordo com ele, haverá a publicação de uma portaria interministerial exatamente ao grupo de crianças e adolescentes e pessoas com deficiência que perderam pessoas para a Covid-19 ou ficaram com sequelas graves.

Tags: auxiliobeneficiocamara dos deputadoscovi-19órfãospandemia
Postagem anterior

FGTS 2021: Antecipação do saque do benefício; veja como fazer

Próxima postagem

Caixa é responsável por 67,3% dos financiamentos imobiliários no Brasil

Aline Armond

Aline Armond

Produtora de conteúdo direcionado aos interesses do trabalhador. Graduada em Direito e especialista em Filosofia e Diretos Humanos.

Artigos Relacionados - Posts

Calendário de agosto de 2026 ao lado de cédulas de real sobre uma mesa, ilustrando o calendário de pagamentos do Bolsa Família, INSS e Pé-de-Meia.
Bolsa Família

Bolsa Família, INSS e Pé-de-Meia: pagamentos em agosto de 2026, datas, valores e regras para receber

6 de agosto de 2026, 18:56h
Congresso Nacional, em Brasília, ilustrando o esclarecimento do Senado sobre a falsa informação de aposentadoria do INSS aos 67 anos.
Direitos do Trabalhador

Aposentadoria do INSS aos 67 anos é fake news; Senado esclarece sobre idade mínima

6 de agosto de 2026, 12:06h
Trabalhadores em ambiente corporativo durante o expediente, representando o possível adiamento do fim da escala 6x1 para depois das eleições de 2026.
Direitos do Trabalhador

Debate sobre o fim da escala 6×1 pode ser adiado para depois das eleições

6 de agosto de 2026, 11:29h
Mulher em frente a uma agência da Caixa segurando cédulas de real, representando o Saque Calamidade do FGTS liberado para moradores do Rio Grande do Sul.
FGTS

CAIXA libera Saque Calamidade de R$ 6.220 do FGTS para trabalhadores do RS; veja como solicitar a partir desta quinta (6)

6 de agosto de 2026, 08:56h
Mulher segura carteira de trabalho e notas de real em frente a uma agência da Caixa, representando a solicitação do Saque Calamidade do FGTS.
FGTS

R$ 6.220 disponíveis na Caixa: moradores de algumas cidades têm até quinta (6) para solicitar o Saque Calamidade do FGTS

5 de agosto de 2026, 11:21h
Mulher segura cédulas em frente a uma agência da Caixa, representando a solicitação do saque de R$ 6.220 do FGTS.
FGTS

CAIXA autoriza saque de R$ 6.220 do FGTS para moradores da BA, RN, SC e RS; veja como solicitar a partir desta quarta-feira (5)

5 de agosto de 2026, 11:02h
Próxima postagem
Caixa é responsável por 67,3% dos financiamentos imobiliários no Brasil

Caixa é responsável por 67,3% dos financiamentos imobiliários no Brasil

Nubank oferece seguro de vida aos clientes. Veja como acioná-lo!

Nubank oferece seguro de vida aos clientes. Veja como acioná-lo!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Calendário de mesa de 2026 ilustrando o planejamento de feriados, folgas e pontos facultativos do segundo semestre.

Feriados em 2026: veja as folgas e os pontos facultativos do segundo semestre

6 de agosto de 2026, 21:26h
Calendário de agosto de 2026 ao lado de cédulas de real sobre uma mesa, ilustrando o calendário de pagamentos do Bolsa Família, INSS e Pé-de-Meia.

Bolsa Família, INSS e Pé-de-Meia: pagamentos em agosto de 2026, datas, valores e regras para receber

6 de agosto de 2026, 18:56h
Candidato utiliza notebook em uma biblioteca para consultar oportunidades de concursos públicos com inscrições abertas.

Concursos públicos com inscrições abertas nesta sexta (7) oferecem mais de 1.400 vagas e salários de até R$ 6.265,16

6 de agosto de 2026, 16:26h
Homem mais velho sorrindo recebe cesta de café da manhã com cartão “Feliz Dia dos Pais!” de homem mais jovem.

Como celebrar o Dia dos Pais gastando pouco e criando momentos especiais

6 de agosto de 2026, 16:24h
Mão masculina instala WhatsApp Messenger em smartphone com tela exibindo status instalando.

Não consegue baixar o WhatsApp? Veja as causas mais comuns e como resolver

6 de agosto de 2026, 15:23h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.